O médium e líder espírita Divaldo Franco, de 96 anos, está internado desde o último domingo (17) no Hospital São Rafael, em Salvador.

A informação foi divulgada no sábado (23) pelas redes sociais da Mansão do Caminho, instituição que ele fundou e que realiza trabalho social e espírita.

De acordo com o comunicado, Divaldo apresentou desconforto urinário, e exames identificaram um tumor inicial na bexiga, confirmando o diagnóstico de Divaldo Franco com câncer.

O câncer, descrito como pequeno e localizado, já está sendo tratado. A equipe médica considera o estado de saúde do médium estável, destacando que ele está lúcido, sem dor e com boas expectativas para recuperação.

Entenda o câncer de bexiga

O câncer de bexiga é a décima neoplasia mais comum no mundo, sendo mais frequente em homens. A doença geralmente se manifesta como tumores pequenos e superficiais na mucosa da bexiga, com o tipo mais comum sendo o carcinoma urotelial, que representa mais de 90% dos casos.

Ilustração do câncer de bexiga. – Foto: Blausen Medical Communications, Inc./Reprodução/Wikimedia Commons

Entre os principais fatores de risco estão:

  • Tabagismo, que está relacionado a mais da metade dos casos;  
  • Uso prolongado de medicamentos como a ciclofosfamida;  
  • Exposição a produtos químicos em tintas, borrachas e equipamentos industriais;  
  • Histórico de consumo de analgésicos como a fenacetina.  

Tipos mais raros, como carcinomas epidermóides e adenocarcinomas, são mais agressivos e frequentemente invadem as camadas musculares da bexiga no diagnóstico.

Confira nota na Íntegra da Obra Social Mansão do Caminho

O Centro Espírita Caminho da Redenção e a Obra Social Mansão do Caminho confirmam que o médium e líder espírita Divaldo Franco está internado, desde domingo (17 de novembro), no Hospital São Rafael.

A hospitalização foi recomendada pela equipe médica para permitir um monitoramento mais constante de sua saúde, ao apresentar sinais de desconforto urinário. Após a realização de exames, foi constatada a presença de um câncer na bexiga, em fase inicial. O tumor é pequeno e encontra-se localizado. O tratamento adequado foi iniciado para que o problema seja solucionado.

O estado de saúde de Divaldo Franco é estável e há expectativas positivas de recuperação em breve. Ele está bem, lúcido e sem dor.

Por este motivo, o médium encontra-se afastado de suas atividades diárias. Durante este período, as programações do Centro Espírita e da Mansão do Caminho estarão sendo dirigidas por Mário Sérgio Almeida, Diretor-Presidente das instituições e fiel amigo de Divaldo Franco.

Colaboradores, atendidos e amigos de “Tio Divaldo” estão unidos em orações por sua plena recuperação. Divaldo Franco agradece pelas orações e emanações positivas de todos os amigos.

*Com informações de Pfizer e Instituto Vencer o Câncer.