O ator e diretor Ney Latorraca morreu, na manhã desta quinta-feira (26), aos 80 anos, no Rio de Janeiro. Ele estava internado desde 20 de dezembro na Clínica São Vicente, na Gávea, em tratamento de complicações decorrentes de um câncer de próstata diagnosticado em 2019.
A causa da morte foi sepse pulmonar. Com uma carreira notável na dramaturgia brasileira, Latorraca estreou na televisão em 1969 no programa “Super Plá”, da TV Tupi, e alcançou grande destaque na Rede Globo a partir de 1975, com sua participação na novela “Escalada”.
Relembre personagens icônicos de Ney Latorraca
Entre os papéis de maior destaque, Ney Latorraca, que morreu nesta quinta-feira (26), atuou como o vampiro Vlad em ‘Vamp’ (1991), Barbosa em ‘TV Pirata’ (1988) e o travesti Anabela em ‘Um Sonho a Mais’ (1985).
Ao longo de sua carreira, participou de 18 novelas, seis minisséries e oito seriados, além de ter atuado em 23 filmes e 13 peças de teatro.
Quequé – ‘Rabo de Saia’
Em Rabo de Saia, Ney Latorraca interpretou Quequé, um caixeiro-viajante mulherengo que mantinha três esposas.
A minissérie, que misturava humor e elementos alegóricos, apresentou episódios independentes até o 14º capítulo, quando a trama se intensificou com a descoberta das esposas e o julgamento de Quequé.
O personagem também se destacava pela cor dos seus ternos, que mudavam de acordo com cada esposa:
- Bege para Eleuzinha (Dina Sfat);
- Azul-marinho para Santinha (Lucinha Lins); e
- Branco para Nicinha (Tássia Camargo).
Barbosa – ‘TV Pirata’
Entre 1988 e 1989, Ney Latorraca interpretou o personagem Barbosa no programa TV Pirata. O senhor de cabelo branco, que realizava trabalhos temporários, conquistou grande popularidade, a ponto de sua frase “Barbosa, Clotilde” ser amplamente imitada pelo público.
Vlad – ‘Vamp’
Na novela Vamp, o ator interpretou Vladimir Polanski, um vampiro imortal, cruel e carismático. Inicialmente, considerou recusar o papel devido aos compromissos com uma peça de teatro, mas decidiu aceitá-lo.
O personagem, líder dos vampiros, marcou o público com cenas icônicas, incluindo uma imitação de Michael Jackson no clipe de Thriller. Em 2019, o ator retornou ao papel de Vlad na série Cine Holliúdy.
Cornélio – ‘O Cravo e a Rosa’
Em O Cravo e a Rosa, Ney Latorraca interpretou Cornélio, um personagem que enfrentava dificuldades com mulheres e fazia parte do núcleo cômico da novela.
O ator formava um trio humorístico ao lado de Dinorá, interpretada por Maria Padilha, e Josefa, vivida por Eva Todor.