O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), realizou um balanço dos seus 2 anos e 8 meses de ações da gestão municipal em entrevista para o Grupo Norte de Comunicação (GNC), nesta segunda-feira (4).

Durante participação no programa Agora, da TV Norte Amazonas, o gestor municipal destacou ações realizadas na mobilidade urbana, infraestrutura, saúde e parcerias com o governo do estado.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

No tema mobilidade urbana, o grande destaque foi a entrega do primeiro ônibus elétrico da capital amazonense.

“Hoje foi o primeiro de um total de 14 (ônibus) que serão entregues até o final do ano. Este ônibus elétrico faz parte do #SouManaus, que é um evento sustentável. A licitação é com recursos do governo do Amazonas e da prefeitura”, afirmou.

O prefeito informou que 220 ônibus com ar-condicionado já circulam por Manaus e há a expectativa de que outros 104 novos ônibus sejam entregues ainda neste ano.

“Queremos entregar de 150 a 200 ônibus com ar-condicionado no ano que vem, com isso teremos 75% da frota do com veículos com ar-condicionado”, celebrou Almeida.

Ao falar sobre infraestrutura, David Almeida ressaltou o trabalho de recapeamento de ruas do “asfalta Manaus”, que tem a meta de passar por 10 mil ruas até 2024.

“Nós estamos fazendo a mudança, fazendo com que a cidade receba dignidade. A meta é asfaltar nos 4 anos as 10 mil ruas de Manaus. Este ano, devemos fazer mais 2 mil (ruas)”, confirmou.

Na saúde, o prefeito falou sobre a construção das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de porte 4, que devem contribuir com o melhor atendimento na saúde básica.

“Em Manaus nós temos as ‘Casas da Família’ ainda, são espaços de 32m², e nós estamos construindo as UBSs que são mini-hospitais. Eu saio de 32m² para 1.200m² de área construída para que a gente possa atender a população da melhor forma possível”, enfatizou.

Segundo David Almeida, atualmente, a capital amazonense conta com 78% de cobertura da atenção básica em saúde.

Nota ao prefeito

Durante entrevista, David Almeida foi questionado sobre qual nota daria a si próprio pelos trabalhos realizados ao longo dos 2 anos e 8 meses frente à gestão municipal.

“A nota que me dou é a nota do trabalho. Quanto mais problemas tiverem, eu quero estar trabalhando para solucionar”, disse o prefeito.

Ao fazer um breve balanço de sua gestão, Almeida citou ainda conquistas como, por exemplo, sucesso no programa de vacinação contra Covid-19 na pandemia, reforma de escolas e creches.

O prefeito também anunciou o chamado “transporte complementar” em substituição ao transporte alternativo/executivo, os conhecidos “amarelinhos”, com promessa de renovação da frota completa do modal.

Almeida concluiu destacando o convênio de R$ 14 milhões destinado à produção rural, com foco na agricultura familiar.

Eleições 2024

Ao ser questionado pelo Portal Norte se irá se candidatar para as eleições de 2024, David Almeida revelou que o assunto só será tratado ano que vem.

“Meu foco agora é o trabalho”, destacou o prefeito.

RELACIONADAS

+ Pedido de impeachment contra David Almeida é arquivado pela Câmara

+ Reforma Tributária: David defende autonomia dos municípios no Senado

+ Lupi verá com David Almeida possibilidade de ingresso no PDT