A escritora Roseana Murray, de 73 anos, foi atacada por três cachorros da raça pitbull em Saquarema, no Rio de Janeiro. A vítima teve parte do corpo arrancada durante as mordidas e muitas lesões no rosto.
Roseana fazia uma caminhada na manhã desta sexta-feira (5) pela região quando foi surpreendida pelo ataque dos cachorros. Os gritos de socorro chamaram atenção dos vizinhos que tentaram ajudar a escritora. Um homem chegou a jogar o carro em cima de um dos animais para dispersar o mútuo ataque.
Foram várias mordidas no rosto, braços e demais áreas do corpo. Parte de um dos braços da vítima foi comida pelos animais. Segundo informações da vizinhança, os pitbulls são criados em uma casa na mesma rua.
A vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levada de helicóptero para um Hospital de São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro. Ela está internada em estado de saúde grave.
Tutores são identificados
A Polícia do Rio de Janeiro identificou os tutores dos três cachorros da raça Pitbull que atacaram a escritora, que é uma mulher idosa. Segundo as primeiras investigações, foi constatado que os cachorros viviam em um local apertado e insalubre.
De acordo com o delegado da 124ª Distrito Policial de Saquarema, André Luiz Salvador, um dos tutores foi preso por maus-tratos aos animais. Em vistoria na residência também a Polícia Civil encontrou uma motocicleta com numeração raspada que também foi configurado como crime de adulteração de sinal identificador.
Outras duas outras pessoas se dizem donos dos animais também estão detidas e prestam esclarecimentos sobre o caso. Os animais, mesmo aparentemente saudáveis, estavam abaixo do peso e circulavam sem focinheira.
Os cachorros foram levados a um canil na nossa custódia e devem ser castrados, microchipados. Há a possibilidade de os pitbulls irem para adição, a depender de como o processo dos tutores seja tramitado na Justiça.
A escritora
Roseana Murray nasceu no Rio de Janeiro e é formada em Literatura Francesa pela Aliança Francesa, Universidade de Nancy.
Começou a escrever poesia para crianças em 1980, com o livro “Fardo de Carinho”, influência direta de “Ou isto ou aquilo”, de Cecília Meireles. Murray já publicou mais de cem livros.
Recebeu por quatro vezes o Prêmio de Melhor Poesia pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, o Troféu APCA, o Prêmio da Academia Brasileira de Letras de melhor livro infantil e faz parte da Lista de Honra do I.B.B.Y.
Ela também participou da Flor, feira literária de Oeiras, um grande evento que acontece todos os anos para homenagear grandes escritores.