A cantora Céline Dion está afastada dos palcos por problemas de saúde. A artista teve que adiar shows agendados para novembro em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Dion está tendo “espasmos musculares graves e persistentes” nas pernas e nos pés, o que motivou o afastamento da artista, segundo um comunicado da equipe.

Um dos familiares de Céline Dion informou à revista Here que a cantora está impossibilitada de andar e que pode permanecer afastada dos palcos por meses para o tratamento.

“Ela não consegue mais se levantar da cama, nem se mover, nem andar. Ela sofre de dores nas pernas e pés que a paralisam. Ela está muito fraca e perdeu muito peso”.

O que são espasmos musculares

O espasmo é uma contração involuntária do músculo ou de um conjunto de músculos, que pode acontecer em diversas situações e atingir pessoas de todas as idades.

Os espasmos são divididos em dois grupos: os tônicos, que são associados ao enrijecimento persistente e dolorido, e os clônicos, que alternam momentos de contração e relaxamento do músculo.

Causas

Os espasmos não provocam quadros severos e persistentes como os de Céline Dion. As principais causas estão associadas a fatores emocionais, como o estresse e a ansiedade, atividade física excessiva e desidratação, privação de sono, deficiência de nutrientes, excesso no consumo de cafeína e uso de medicamentos.

“Quando a pessoa está muito cansada, estressada ou quando faz alguma atividade muscular extenuante, como uma maratona, por exemplo, é comum ter espasmos musculares que podem durar de segundos a minutos nos membros que podem levar à dor”, afirma a neurologista do Hospital Sírio-Libanês, Christiane Cobas.

De acordo com especialistas, os espasmos musculares persistentes também podem ser causados por doenças neurológicas mais graves, além de tumores e lesões na medula.

Lesões na medula em decorrência de um trauma ou doença, como a mielopatia, podem provocar espasmos musculares com quadros de dores nas pernas ou paralisia temporária dos músculos.

“Muitas vezes, não conseguimos identificar a origem da distonia. Questões hereditárias, genéticas, intoxicações por metais pesados, por exemplo, podem ser uma explicação possível para o quadro”, diz Fernando Gomes, neurocirurgião e neurocientista do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Tratamento

O tratamento dos espasmos musculares deve considerar a origem do problema. Quando a condição não está associada a doenças mais graves, ela pode ser revertida a partir de um processo de reabilitação, que envolve medicamentos e fisioterapia.

____________________________________

ACESSE TAMBÉM: 

As mais lidas do dia

VÍDEO: policiamento fluvial do AM recebe reforço de R$ 2 milhões em embarcações

 

VÍDEO: jovem é sequestrado e encontrado morto com marcas de tortura e estrangulamento em Manaus

 

Sine Manaus e AM ofertam 234 vagas de emprego para esta sexta-feira

 

Beneficiários nascidos em abril podem sacar auxílio emergencial nesta sexta-feira

 

Flamengo enfrenta Atlético-GO nesta sexta-feira pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro