O Governo do Amazonas está ofertanto gratuitamente aulas de pilates para as usuárias dos Centros Estaduais de Convivência da Família (CECFs) e do Idoso (Ceci).

As atividades acontecem uma vez por semana, com alunas de 17 a 59 anos. Como medida de prevenção ao contágio da Covid-19, atualmente são apenas 15 alunas por aula. O objetivo é garantir mais qualidade de vida para as mulheres.

A professora de Educação Física responsável pelas aulas, Emely Paes da Silva, falou sobre a importância dos exercícios. “O pilates vai muito além de um exercício corporal, ele trabalha como uma prevenção, fortalece o corpo, trabalha o equilíbrio, a força, a concentração e a respiração, além da consciência corporal”, pontua a professora.

A busca pela melhora da postura e dores musculares é o principal objetivo a ser alcançado para quem procura as aulas de pilates.  É o caso da dona de casa Gemairie Fernandes Evangelista, usuária do CECF André Araújo, na Raiz, zona sul. “Eu me sinto muito bem quando faço pilates, porque fico revigorada, vitalizada, desenvolvo a elasticidade. Para mim, o pilates funciona como um exercício completo. Eu me sinto muito satisfeita quando saio daqui”, enfatizou dona Gemairie.

Prevenção

As atividades nos centros de convivência estão retornando gradualmente, como medida preventiva ao contágio da Covid-19. Assim, esses locais ainda não estão totalmente abertos à população, apenas mediante agendamento ou por meio de atendimento remoto. 

As aulas de pilates ofertadas obedecem aos protocolos de segurança, com distanciamento social, uso de máscara, álcool em gel e turmas reduzidas. As alunas precisam apresentar ainda o comprovante de vacinação.

*Com informações da assessoria