Ícone do site Portal Norte

Sergio Agüero anuncia aposentadoria devido a problemas cardíacos; arritmia pode indicar problemas graves no coração

Nesta quarta-feira, 15, em uma coletiva de imprensa, o atacante Sergio “Kun” Agüero, de 33 anos, anunciou sua aposentadoria precoce dos gramados devido a problemas cardíacos.

Chorando muito e visivelmente emocionado, o jogador argentino do Barcelona explicou sua decisão durante a coletiva no gramado do Camp Nou, na qual esteve acompanhado do presidente Joan Laporta.

– Envie esta notícia pelo Whatsapp

– Envie esta notícia pelo Telegram

Todo elenco e comissão técnica do clube catalão também estiveram presentes, assim como o técnico Pep Guardiola e vários jogadores do Manchester City, além de familiares do agora ex-atleta.

“Essa coletiva é para comunicar que estou parando de jogar futebol profissional. São momentos muito difíceis, mas ainda estou muito feliz com a decisão que tomei. Em primeiro lugar está a minha saúde por causa do problema que tive há um mês”, disse Agüero, desabando em lágrimas.

Após as palavras embargadas de Agüero, um vídeo com lances de sua carreira, na qual conquistou 21 títulos e marcou mais de 400 gols, foi exibido. Todos na cerimônia, que também contou com a presença de pessoas ligadas ao Atlético e Madrid e Independiente (ex-clubes de Kun) ficaram emocionados.

“Kun” Agüero, então recém contratado pelo clube catalão há dois meses, precisou receber atendimento em campo durante uma partida do campeonato espanhol, contra o Alavés.

O centroavante foi substituído e encaminhado a um hospital com fortes dores no peito e tontura. À época, foi anunciado seu afastamento por três meses.

“É um momento muito difícil, é a pior decisão que tomei na minha vida. É um problema de saúde, é a melhor decisão para mim”, disse o argentino na coletiva.

__________________________________

RELACIONADAS

Técnico do Corinthians tem arritmia cardíaca detectada em exame

Apresentador Carlos Alberto de Nóbrega é internado com arritmia em hospital de São Paulo

Dilma Rousseff chega a SP para cirurgia no coração

__________________________________

Especialista aborda a condição

Em um quadro do programa Novo Dia da CNN, a cardiologista Stephanie Rizk conversou sobre a arritmia cardíaca, condição que fez Sergio Agüero encerrar sua carreira prematuramente.

Stephanie Rizk destrinchou a arritmia e seus fatores causadores, além do funcionamento do coração. O órgão, que possui sistema elétrico próprio, tem um ritmo de batimentos específico, com média de 60 a 100 palpitações por minuto. Em casos anormais, a batida fica descompassada e a média de palpitações é inferior a 60 ou superior a 100.

Ela ressaltou, porém, que a média abaixo de 60 não é obrigatoriamente um sinônimo da doença. “Muitos pacientes têm, às vezes, uma frequência basal abaixo de 60, principalmente atletas. Nem sempre isso quer dizer arritmia.”

A médica apontou que os sintomas exibidos por Sergio Agüero estão entre os mais tradicionais para o quadro. As causas, por outro lado, podem variar. Doenças do coração – como nas válvulas, músculos ou vasos cardíacos -, ansiedade e estresse, distúrbios da tireoide e o excesso de consumo de álcool e drogas são alguns dos principais vilões conhecidos.

Os tratamentos indicados para o quadro também são variados. Entre as possibilidades, estão a retirada dos fatores desencadeantes como o estresse e o consumo de bebidas alcoólicas.

Já no caso de Agüero, a cardiologista avaliou que causa mais provável esteja ligada ao sistema elétrico, que pode ser tratado por medicamentos ou do procedimento conhecido como ‘ablação’, que queima os feixes que enviam estímulos fora do rumo.

Rizk falou que qualquer pessoa está apta a desenvolver o quadro, incluindo pessoas com o perfil parecido com o de Agüero, um atleta com apenas 33 anos, e alertou para a prevenção.

“É claro que as faixas de idade vão trazer causas diferentes. Em pacientes mais jovens, na maioria das vezes são causas benignas. Pacientes mais velhos, que mais possuem arritmia, são problemas de ordem cardíaca”, concluiu.

 

______________________________________

 

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS

 

Sair da versão mobile