O Campeonato Ucraniano foi suspenso devido aos ataques russos.
Obrigatoriamente, os atletas de clubes como Shakhtar Donetsk e Dínamo de Kiev devem ser liberados ou emprestados a equipes de outros países para continuarem jogando. O Brasil deve ser o destino de muitos.
– Envie esta notícia no seu Whatsapp
– Envie esta notícia no seu Telegram
Não são tantos lugares no mundo que estão aptos a receber esses atletas.
A janela de transferências dos principais campeonatos nacionais, como o Inglês, o Espanhol e o Italiano, está fechada, o que impede a chegada de reforços para os clubes desses países.
Contudo, isso não acontece no Brasil, que nem adota o sistema de janela, mas sim períodos para registro de contratos de jogadores que estavam no exterior.
Neste primeiro semestre de 2022, a fase de inscrição de reforços oriundos de outros países vai até o dia 12 de abril.
Brasileiros em times da Ucrânia
No total, 30 jogadores nascidos no Brasil fazem parte dos elencos dos clubes da primeira divisão da Ucrânia.
O Shakhtar é quem tem a maior comunidade verde e amarela, com 12 brasileiros, além do centroavante Júnior Moraes, originário de Santos, mas que se naturalizou e hoje joga pela seleção europeia.
Vários deles são bem conhecidos por aqui. O lateral esquerdo Ismaily já foi convocado pela seleção. Os meias Maycon e Pedrinho se destacaram no Corinthians.
E o atacante David Neres foi uma das maiores revelações do São Paulo nos últimos anos.
O Tricolor do Morumbi, aliás, já ofereceu a estrutura dos seus centros de treinamento para os jogadores fugidos da Ucrânia manterem a forma pelo tempo que for necessário.
Essa promessa não está vinculada a nenhuma obrigação desses atletas defenderem o clube do Morumbi.
A guerra
Desde o início da guerra no Leste Europeu, os atletas brasileiros têm relatado dificuldades para conseguir sair do país. Um grupo chegou a caminhar a pé até a fronteira com a Polônia.
Já os jogadores mais conhecidos, principalmente aqueles que atuam no Shakhtar, gravaram um vídeo pedindo ajuda ao governo brasileiro para serem resgatados.
Eles conseguiram pegar um trem e deixaram Kiev, a capital ucraniana.
______________________________________________________________
ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS