A Rússia poderá ser excluída da Copa do Mundo no Catar, que será realizada nos meses de novembro e dezembro deste ano.

A decisão deve partir da Federação Internacional de Futebol (Fifa) em conjunto com a Uefa.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Se oficializado, o fato ocorre no mesmo dia em que o Comitê Olímpico Internacional (COI) recomendou às federações de cada modalidade que excluam atletas de Rússia e Belarus de todas as competições internacionais.

Tal medida faz parte de sanções impostas ao país russo pelos ataques à Ucrânia.

A Fifa deve começar as punições pela suspenção da Federação de Futebol da Rússia.

A decisão vai envolver todas as seleções russas, incluindo seleções de base, masculinas e femininas.

Os russos devem disputar uma partida de repescagem contra a Polônia, em 24 de março, para o Mundial no Catar.

Punições

Neste domingo, a Fifa anunciou um primeiro pacote de punições contra a Rússia, que incluía a proibição de jogar em seu território e de usar símbolos como bandeira e hino.

Polônia e Suécia criticaram essas punições, e reafirmaram sua intenção de não jogar contra a Rússia em nenhuma hipótese.

Também houve condenações à Rússia por parte da Associação de Futebol da Inglaterra e da Fifpro, o sindicato mundial de jogadores de futebol.

Essas primeiras sanções foram aprovadas pelo Bureau do Conselho da Fifa, uma instância da entidade que conta com os presidentes das seis confederações continentais. O que indica que a decisão teve apoio global.

Fora da Euro feminina

Como a suspensão da Rússia é em todas as categorias, a seleção russa não poderá disputar a Eurocopa Feminina, em julho, na Inglaterra. O substituto não foi anunciado, mas deve ser Portugal, que perdeu para a Rússia nos playoffs das eliminatórias.

Guerra e o papel do esporte

O esporte tem papel vital na busca pela paz. A FIFA e o COI levantam a bandeira da proteção dos Direitos Humanos como algo fundamental, portanto, inegociável.

 

_______________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS