A etapa classificatória do maior campeonato de aviões de papel do mundo, o Red Bull Paper Wings aconteceu nos dias 24 e 25 de março na quadra esportiva da Universidade São Judas Tadeu, em São Paulo.

Na ocasião, um voo de um avião brasileiro durou 5 segundos e 39 milésimos, tempo recorde entre os aviõezinhos que pairaram no ar, sem turbulências.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Além da capital paulista, o torneio passa também por outras 19 cidades do país. A próxima etapa é a nacional, no Rio de Janeiro, no dia 18 de abril.

Os competidores participam em três categorias: maior distância percorrida, maior tempo de voo e ‘acrobacias’, esta última disputada por meio de vídeos no TikTok pela primeira vez desde o início da competição.

Os vencedores da etapa nacional, um de cada categoria, vão percorrer alguns metros a mais do que os aviões de papel: a final acontece em setembro em Salzburgo, na Áustria, com tudo pago pela organização do evento.

Até agora, os recordes nacionais das qualificatórias de 2022 são de 36.60 m, em distância; e 10.40 segundos, em tempo de voo. No ranking global, as marcas sobem para 48.40 m (Alemanha) e 24.40 segundos (Costa do Marfim). Estão sendo realizadas, ao todo, 490 qualificatórias em 62 países.

Douglas Santos, de 20 anos, foi o responsável pelo recorde da noite de quinta-feira, 24, na categoria tempo de voo.

“Eu aprendi a fazer esse modelo de avião com meu pai quando eu era pequeno. Era um hobby dele, e virou um hobby meu. É nostálgico reproduzir isso aqui hoje”, conta o estudante de Educação Física. O sentimento é compartilhado por João Pedro, 18, estudante de Direito, que aprendeu no YouTube a fazer seu modelo de avião para ensinar a seu irmão caçula, quando os dois eram mais novos.

Ambos também acreditam na possibilidade de a prática se tornar uma modalidade olímpica eventualmente. De fato, o lançamento de um avião de papel guarda semelhanças com o tiro com arco, por exemplo: é preciso entender o sentido do vento, conhecer bem seu instrumento e praticar o melhor lançamento possível. Quem sabe o destino dos aviões de papel, um dia, seja uma vaga nos Jogos Olímpicos.

Inscrições

Ainda dá tempo de participar da categoria Acrobacias e é muito fácil de se inscrever.

Pra participar, comandantes dos aviõezinhos precisam publicar um vídeo de até 30 segundos no TikTok, incluir as hashtags #redbullpaperwings e #Brasil e marcar @redbull. O resultado sai dia 22 de abril.

As inscrições para as categorias tradicionais são gratuitas e vão até dia 31 de março. É só ir até o site oficial do evento e procurar a classificatória mais próxima para participar.

______________________________

 

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS