O ex-jogador de futebol Freddy Rincón morreu na madrugada desta quinta-feira, 14, aos 55 anos, na cidade de Cali, na Colômbia.

Ele estava internado em uma clínica local com traumatismo craniano, após se envolver em um grave acidente de trânsito.

O carro que era dirigido por ele foi atingido com violência por um ônibus na madrugada da última segunda-feira, 11.

Rincón ainda passou por cirurgia, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito, fato confirmado por meio de coletiva de imprensa na unidade de saúde.

Ídolo no Palmeiras e Corinthians, Freddy Eusébio Gustavo Rincón Valencia nasceu na cidade colombiana de Buenaventura, em 14 de agosto de 1966. Começou a jogar futebol no Atlético Buenaventura, clube pequeno de sua cidade natal. De lá, foi para o Deportes Tolima e ganhou o mundo.

Verdão

Sua primeira experiência fora da Colômbia foi no Palmeiras, ao qual chegou no início de 1994, já como uma estrela da seleção de seu país.

Destacou-se no título paulista daquele ano ao lado de nomes como Roberto Carlos, César Sampaio, Zinho, Edmundo, Edílson e Evair.

Seis meses depois da chegada, durante a parada para a Copa do Mundo, transferiu-se para o Nápoli da Itália. Um ano depois, chegou ao Real Madrid, onde não teve tanta sorte.

Timão

Em 1997, o Corinthians colocou a mão no bolso e investiu na compra de Freddy Rincón por cerca de RS$ 1,3 milhão. O craque, que era meia, virou volante e se tornou um dos maiores da história do clube do Parque São Jorge.

Ao lado de Vampeta, formou dupla inesquecível. O quarteto de meio-campo, que contava ainda com Ricardinho e Marcelinho Carioca, se petrificou.

Eles foram bicampeões brasileiros em 1998/99, venceram o Paulistão de 1999 e o Mundial de Clubes em 2000.

Mergulhou no Peixe e passou pela Raposa

Rincón ainda deixou seu bom futebol cravado na história de Santos, onde não levantou taças, e Cruzeiro, no ano de 2001, até voltar ao Timão, em 2004, aos 37 anos, também com uma passagem sem tanto brilho. Fez 158 jogos no Corinthians somente 11 gols marcados.

À beira dos gramados

Freddy Rincón também trabalhou aqui no Brasil como treinador e chegou a treinar São Bento, São José, Iraty, e Flamengo de São Paulo, entre 2006 e 2011.

Nesse período, ele também foi técnico das categorías de base do Corinthians e  Atlético Mineiro.