O bicampeão mundial de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi vai se candidatar ao Senado italiano.

As eleições parlamentares italianas ocorrerm em setembro.

– Envie esta notícia no seu WhatsApp

– Envie esta notícia no seu Telegram

O ex-piloto vai concorrer pelo Fratelli d’Italia, partido liderado por Giorgia Meloni e considerado de extrema-direita.

O brasileiro, que é italiano por direito de sangue (parte de pai), vai apoiar Luis Roberto Lorenzato (Lega), candidato à reeleição na Câmara.

De acordo com o jornal italiano Il Giornale, Fittipaldi tomou a decisão na última quinta-feira (11), após longo telefonema com Meloni.

“Estou muito feliz em concorrer ao Senado Italiano por meio das eleições parlamentares de setembro. Já tenho várias propostas desenhadas e todas elas têm como objetivo promover ações ligadas aos brasileiros em terras italianas, tanto ligadas à cultura quanto ao esporte. Espero ter o apoio dos cidadãos ítalo-brasileiros e dos meus queridos amigos da América do Sul”, projetou.

___________________________________

RELACIONADAS

+Tetracampeão Sebastian Vettel deixará F1 em dezembro

+GP da Rússia é cancelado pela F1 após invasão à Ucrânia

______________________________________

Cidadania ameaçada

Emerson Fittipaldi defende o direito de sangue da cidadania italiana (“Ius Sanguinis”), que estaria sob ameaça, por meio de uma tentativa de inclusão na Constituição.

O bicampeão também mira a imediata admissibilidade de atletas de outros países no esporte italiano, além de maior agilidade no processo de reconhecimento da cidadania do país.

Fittipaldi almeja, ainda, uma promoção da prática esportiva pela integração de descendentes de italianos na América do Sul com políticas de desenvolvimento “através de fundos de apoio ao atleta e desporte, tanto da Itália como da União Europeia.”

Fora do esporte, o bicampeão quer o reconhecimento automático de diplomas de ítalo-brasileiros e da América do Sul na Itália.

Na educação, planeja a criação da Universidade Italiana Internacional, acolhendo descendentes italianos.

 

__________________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS