Roger Federer vai deixar de jogar tênis profissional. 

O suíco de 41 anos fez o anúncio da aposentasdoria nesta quinta-feira (15).

– Envie esta notícia no seu WhatsApp

– Envie esta notícia no seu Telegram

A última competição da carreira será a Laver Cup, torneio que é uma espécie de duelo entre europeus e o resto do mundo, em Londres, entre os dias 23 e 25 de setembro.

Só os melhores

A competição terá as presenças dos três principais oponentes da carreira de Federer: o espanhol Rafael Nadal, o sérvio Novak Djokovic e o britânico Andy Murray.

Como é uma competição entre tenistas europeus e do resto do mundo, o quarteto estará no mesmo time.

Além deles, a equipe terá o grego Stefanos Tsitsipas e o norueguês Casper Ruud.

Federer escrever em suas redes sociais a sua despedida dos torneios válidos pelo ranking da ATP.

“De todas as coisas boas que o tênis me deu, sem dúvida a melhor delas foram as pessoas que conheci: amigos, adversários e, mais importante de tudo, todos os fãs que dão vida a esse esporte. Hoje, gostaria de compartilhar uma novidade com todos vocês”, dizia o início do texto.

O time do resto do mundo contará com o canadense Felix Auger-Aliassime, Taylor Fritz, o argentino Diego Schwartzman, o australiano Alex de Minaur e os americanos Frances Tiafoe e Jack Sock.

___________________________________

RELACIONADAS

+Roger Federer vai doar dinheiro para crianças ucranianas continuarem estudando

+Roger Federer fará nova cirurgia e ficará longe das quadras

+Aos 97 anos, o jogador de tênis mais velho do mundo quer enfrentar Roger Federer

______________________________________

Ausente das quadras

O suíço já não joga um torneio oficial desde julho do ano passado quando, em Wimbledon, Grand Slam que mais venceu na carreira, chegou até as quartas de final, e acabou eliminado pelo polonês Hubert Hurkacz.

Há cerca de um mês e meio, Federer “sumiu” do ranking da ATP, já que a classificação soma pontos dos últimos 12 meses, e ele ficou esse período inteiro sem jogar.

“Como muitos sabem, nos últimos três anos eu enfrentei muitas lesões e cirurgias. Trabalhei duro para voltar em um nível totalmente competitivo. Mas eu conheço meu corpo e seus limites, e os sinais que ele vem me dando são claros. Estou com 41 anos, joguei mais de 1.500 partidas em 24 anos. O tênis foi mais generoso comigo e tenho que reconhecer que é a hora de encerrar minha carreira competitiva”, disse em tom de despedida.

Derradeiro

A Laver Cup na próxima semana em Londres será o último evento ATP de Federer.

“Vou jogar tênis novamente no futuro, com certeza, mas não em um Grand Slam ou em eventos no circuito”, completou.

Que currículo!!!

Roger Federer tem, na carreira, vinte títulos de Grand Slam: oito em Wimbledon (2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2009, 2012, 2017), seis no Australian Open (2004, 2006, 2007, 2010, 2017, 2018), cinco no US Open (2004, 2005, 2006, 2007, 2008) e um em Roland Garros (2009).