Um dos melhores treinadores de futebol em atividade no Brasil é Abel Ferreira.

O treinador do Palmeiras recebeu nesta sexta-feira (23) o título de cidadão paulistano.

– Envie esta notícia no seu WhatsApp

– Envie esta notícia no seu Telegram

A honraria foi oficializada em evento realizado no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo.

O português, que esteve acompanhado da esposa e das filhas, se emocionou durante pronunciamento do vereador João Jorge.

“(Eu) me sinto paulistano desde o primeiro dia que cheguei. Sempre me respeitaram de forma cordial e simpática. Pra mim, o futebol é muito mais do que só no nosso clube, é algo que cada um de nós deve gostar e respeitar os nossos adversários. Eu, como ser humano que sou, e agora cidadão paulistano também, tenho medos, receios, minhas fraquezas, nem sempre sou um bom pai, marido e treinador, mas procuro acima de tudo aprender com meus erros e seguir em frente e ser melhor”.

Antes do encerramento do evento, torcedores do Palmeiras transformaram o Salão Nobre da Câmara Municipal em estádio, com direito a músicas, saudação e até provocação.

No final, Abel discursou para os presentes.

“Futebol é minha profissão, minha paixão, mas sei que nem sempre sou o melhor exemplo. É verdade que fora sou tímido. Se me perguntassem dez anos atrás se era capaz estar em frente a uma plateia e dizer uma palavra que fosse, eu diria que não, que era impossível. Através da leitura, educação, fui crescendo, sou capaz de estar numa plateia dessas e dizer o que vai no meu coração. Para mim, a maior ferramenta que o ser humano pode ter é o acesso a educação e formação”, disse.

___________________________________

RELACIONADAS

+Técnico do Palmeiras Abel Ferreira é sondado por time da Premier League

+Técnico do Athletico, Felipão, projeta Abel Ferreira: ‘Será um dos grandes treinadores do mundo’

+Palmeiras emite nota que repudia critica de cunho xenófobo de Jorginho ao treinador português Abel Ferreira

+Abel Ferreira é eleito melhor técnico português que trabalha fora do país

______________________________________

Chegada: São Paulo

Abel Ferreira está em São Paulo desde novembro de 2020.

A passagem pelo Palmeiras tem sido marcante e com títulos, casos da Libertadores de 2020 e 2021, da Copa do Brasil de 2020, da Recopa Sul-Americana de 2022 e do Paulistão de 2022.

Ele é o segundo treinador mais longevo do futebol brasileiro, atrás somente de Mauricio Barbieri, do Red Bull Bragantino.

Família

Neste ano, Abel trouxe a esposa e as filhas para viverem com ele no Brasil. Em março, o português renovou contrato com o Verdão – o vínculo agora válido até o fim de 2024.

No início da semana, o treinador palmeirense recebeu o troféu Quinas de Ouro, a mais alta distinção concedida pela Federação Portuguesa de Futebol a treinadores do país.

O prêmio foi entregue na Academia de Futebol por Helder Postiga, ex-jogador da seleção portuguesa e hoje dirigente da federação.