A aula inaugural do Projeto Gol do Brasil aconteceu nesta semana.
A ação envolveu ao menos 37 alunos do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Dariana Correa Lopes, na Zona Norte de Manaus.
+Envie esta notícia no seu Whatsapp
+Envie esta notícia no seu Telegram
Idealizado pela CBF, a iniciativa conta com o auxílio financeiro do Fundo de Legado da Copa do Mundo FIFA 2014.
Uma das finalidades do projeto é despertar o sonho de crianças e adolescentes de se tornarem atletas formados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Na prática, a iniciativa tem o foco em treinamentos de futebol de campo, salão, praia ou society.
Além da preparação esportiva, os estudantes contam ainda com acompanhamento psicológico e assistência social para auxiliar no ensino das habilidades de vida.
O coordenador de Educação Física da pasta, professor Joníferson Vieira da Silva, esteve presente conversando com os alunos.
“Nesta aula inaugural, estive enfatizando a relação dos alunos com a escola e o sentimento de pertencimento e de preservação. Dialogamos ainda sobre a valorização do patrimônio público e o que a escola representa para geração atual e para as gerações futuras da comunidade na qual está inserida”, destacou.
O professor de educação física da escola, Hélio Dionízio, disse que o projeto tem uma metodologia bem diferente, pois utiliza o futebol para desenvolver as dez habilidades de vida do Programa de Saúde Mental da Organização Mundial da Saúde (OMS).
“Isso já causou um impacto positivo nos alunos(as), pois aparentemente tinham a visão de um projeto a que iam somente para jogar futebol, porém inicialmente foi bem aceito por todos, tanto pelos alunos que já praticam futebol quanto pelos que não praticam”, apontou, emendando: “o projeto tem como princípio a coletividade, o respeito mútuo e a empatia”.
Inauguração do Gol do Brasil em Manaus
Em novembro de 2021 foi inaugurada a primeira unidade no Estado do Amazonas do Projeto Gol do Brasil.
Idealizado pela CBF, a iniciativa conta com o auxílio financeiro do Fundo de Legado da Copa do Mundo FIFA 2014, além do apoio da Federação Amazonense de Futebol (FAF), do Governo do Estado e dos municípios beneficiados.
A inauguração da unidade CETI Dariana Correa Lopes, no bairro Lago Azul, na capital amazonense, contou com a presença do Vice-Presidente da CBF, Antônio Aquino, o Governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima, a Coordenadora de Seleções Femininas da CBF, Duda Luizelli, além da atacante Marta.
Durante a inauguração do Projeto Gol do Brasil, a atacante Marta discursou para os professores e os familiares presentes na unidade e reforçou como o esporte é um importante elo na formação de cidadãos.
Após o discurso, a capitã da seleção brasileira aproveitou para conhecer a unidade e tirar fotos com as crianças beneficiadas pela iniciativa.
A iniciativa tem a previsão de atender mais de 18 mil jovens entre 6 e 17 anos de idade até o fim de 2022.
Desde 2020, conta com a chancela de cooperação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).