O meia Jakub Jankto , de 27 anos, da seleção da República Theca, publicou em suas redes sociais uma mensagem revelando ser homossexual.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

“Como todos os outros, eu tenho minhas virtudes, eu tenho minhas fraquezas, eu tenho uma família, eu tenho meus amigos. Eu tenho um trabalho em que tenho feito o melhor possível por anos, com seriedade, profissionalismo e paixão. Como todos os outros, eu também quero viver a minha vida com liberdade, sem medo, sem preconceito, sem violência, mas com amor. Eu sou homossexual e não quero mais me esconder”, diz ele em vídeo.

RELACIONADAS

+ ‘Ser homossexual não é crime’, diz Papa Francisco pedindo respeito

+ Igor Benevenuto é o primeiro árbitro Fifa a se declarar homossexual

+ Atleta é diagnosticada com ‘doença homossexual’ por ginecologista

Mensagens de apoio a Jakub Jankto

Jogador do Sparta Praga emprestado pelo Getafe, da Espanha, Janiko disputou a Eurocopa de 2021.

Logo após o anúncio, o clube publicou mensagem de apoio ao jogador.

“Jakub Jankto falou abertamente sobre sua orientação sexual com a direção do clube, o treinador e os companheiros de equipe há algum tempo. Todo o restante diz respeito à sua vida pessoal. Sem mais comentários. Sem mais perguntas. Você tem o nosso apoio. Viva sua vida, Jacob. Nada mais importa”, escreveu o clube na conta em tcheco.

A versão em inglês fez referência à letra da música “Nothing Else Matters” (“nada mais importa”), da banda Metallica.

Jankto é o terceiro jogador de futebol em atividade nos últimos dois anos, o segundo na Europa, a se declarar gay. Em outubro do ano passado, o meia Joshua Cavallo, do Adelaide, da Austrália, havia feito o mesmo, assim como o atacante Jake Daniels, do Blackpool, da segunda divisão inglesa.

Tanto em sua postagem no Instagram como no Twitter, o meia Jakub Jankto recebeu mensagens de apoio.