O Governo do Rio de Janeiro anunciou nesta sexta-feira (10) novas medidas para conter a violência envolvendo membros de torcidas organizadas nos estádios.

Foi descartada a possibilidade de torcida única, no entanto, o governador Cláudio Castro proibiu as cinco organizadas dos quatro principais clubes do estado.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Ou seja, a proibição atinge as torcidas Raça Rubro-Negra, torcida Jovem Fla, Força Jovem Vasco, Young do Flu e Fúria do Botafogo.

A decisão foi tomada durante uma reunião sobre esquema de segurança nos estádios, com a presença de dirigentes, Polícia Militar, Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) e o Ministério Público.

“Acompanhei de perto os casos de violência nas últimas partidas e a partir disso, nossa postura como poder público será ainda mais enérgica”, enfatizou Cláudio Castro.

O governador se referiu às brigas generalizadas em vários pontos da cidade, principalmente nos acessos ao Maracanã, no clássico entre Flamengo e Vasco, domingo passado (5).

As medidas já entram em vigor neste fim de semana, no jogo entre Fluminense e Volta Redonda, domingo (12), pelas semifinais do Cariocão 2023.

“Não dá para ter diálogo com quem não cumpre acordo. A mão forte do Estado será exercida. Temos total condição de realizar espetáculos esportivos dessa grandiosidade”, afirmou Castro.

Confira as medidas anunciadas pelo Governo do Rio:

Foto – Reprodução/Instagram @claudiocastrorj

Balanço da violência

Pelos menos oito pessoas foram hospitalizadas, duas delas seguem em estado grave, durante as brigas que antecederam o clássico entre Flamengo e Vasco.

Também foi registrada a morte de uma pessoa, um torcedor vascaíno que foi baleado. A princípio, o caso foi relacionado às confusões entre as torcidas.

Contudo, a polícia passou a investigar se o homicídio teve relação com uma disputa de tráfico.

Assista o vídeo com registros de ocorrências antes do jogo:

https://www.youtube.com/watch?v=eyTY_9jIdtc&t=1s

Associação de torcidas se posiciona

A Associação Nacional das Torcidas Organizadas (Anatorg) também divulgou uma nota questionando a decisão do governador do Rio.

Leia a íntegra abaixo:

“A Anatorg – Associação Nacional das Torcidas Organizadas vem a público, em face às punições que supostamente o Governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, na sexta-feira, ( 10/03), diz ter imposto às seguintes instituições:

Força Jovem do Vasco, Raça Rubro-negra, Torcida Jovem do Flamengo, Fúria Jovem do Botafogo e Young Flu.

Diga-se supostamente, porque não é atribuição do Governador, mas sim do judiciário, por meio de processo judicial.

Governador Cláudio Castro, vamos aos pontos:

  • As Torcidas Organizadas em questão, não foram chamadas para a reunião no Palácio Guanabara, em que os clubes, a Ferj, o Comando da Polícia Militar, Civil, e Órgãos Públicos, debateram a possibilidade de torcida única.
  • Proibir as Torcidas Organizadas de frequentarem os estádios, não vai coibir os problemas que ocorrem longe dos campos de futebol.
  • Há anos não se tem registro de maiores problemas dentro dos estádios, até porque, os mesmos foram remodelados, isolando as Torcidas Organizadas.
  • A Anatorg e as Torcidas Organizadas defendem a punição e responsabilidade jurídica, individual, no CPF do cidadão que cometer qualquer tipo de crime, conforme o código penal.
  • Reiteramos que os CNPJS das Torcidas Organizadas não estarão presentes nas semifinais e finais do Campeonato Carioca.
  • Governador, não crimiminalize as Torcidas Organizadas e não generalize o torcedor como criminoso. Infelizmente, todo grupo na sociedade tem o seu mau exemplo.
  • O posicionamento particular do Governador fere a separação dos Poderes, garantidos pela Constituição Federal.
  • Governador, por fim, esta nota é a fala de mais de 5% da população do Estado do Rio de Janeiro, que é ou já foi de Torcida Organizada.

Sem mais. Fale conosco, não sobre nós! Anatorg”

RELACIONADAS

+ Campeonato Carioca: Vasco derrota Bangu e garante semifinal com Flamengo

+ VÍDEO: Torcedor do Vasco é agredido e largado nu antes do clássico com Flamengo

+ Organizadas de Flamengo e Vasco criticam atuação da PM em confusão no clássico

+ PM reforça segurança no CT do Flamengo para treino antes do Fla-Flu

Semifinais do Cariocão 2023

O Cariocão 2023 entrou na reta final! Volta Redonda e Fluminense se enfrentam neste domingo (12), às 18h (de Brasília), no Estádio Raulino de Oliveira, na Cidade do Aço.

Este será o primeiro jogo da semifinal do campeonato estadual. O outro será entre Flamengo e Vasco na segunda-feira (13), às 21h10 (de Brasília), no Maracanã.

Também foram definidos os árbitros das duas primeira partidas: Yuri Elino Ferreira da Cruz apita o jogo do Flu e Wagner do Nascimento Magalhães o clássico.

Os dias e horários jogos de volta ainda serão definidos.