Com dois gols de Germán Cano, o Fluminense derrotou o Sporting Cristal por 3 a 1, de virada, nesta quarta-feira (5), na estreia pela Libertadores 2023.

A equipe peruana treinada pelo brasileiro Tiago Nunes, saiu em vantagem no placar: gol de Grimaldo, aos 17′ do primeiro tempo.

Pelo lado do Flu, Cano empatou aos 34′ do primeiro tempo e virou aos 13′ do segundo. Vítor Mendes sacramentou a vitória tricolor com uma bela cabeçada aos 36′.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Em um jogo muito disputado no Estádio Nacional, em Lima, no Peru, o torcedor tricolor, enfim, assistiu ao retorno do ídolo Marcelo, que deu um belo passe de trivela para o gol da virada.

O Tricolor foi o único brasileiro a vencer na primeira rodada da fase de grupos da competição. Corinthians e Atlético-MG estfreiam nesta quinta (6).

Flu e Sporting Cristal se encontram novamente pela fase de grupos no dia 27 de junho, às 21h (de Brasília), no Maracanã.

A final da Libertadores também será no Maraca, em jogo único, marcado para o dia 11 de novembro.

Lances do jogo

O duelo começou muito equilibrado, com o Fluzão avançando com mais qualidade em várias jogadas.

Até que, numa falha, Felipe Melo perdeu a bola na defesa, deixando a equipe peruana armar um contra-ataque rápido e faezr o gol, aos 17′.

O Flu sentiu a desvantagem, mas não desistiu de continuar pressionando pela posse bola.

A equipe comandada por Fernando Diniz ainda teve mais duas oportunidades com Cano, que não conseguiu aproveitar.

Até que, o juiz apita um escanteio para o Tricolor, aos 33′. Arias cobra, lança na área e na sobra, Cano bate com categoria de centroavante, fazendo 1 a 1.

Elenco tricolor comemora gols do argentino Cano – Foto:marcelo Gonçalves/FFC/divulgação

Segundo tempo só dá Flu

A postura do Fluminense na volta do intervalo ficou ainda mais ofensiva, principalmente após o primeiro gol tricolor.

Tanto é que a virada veio pouco tempo após o retorno, numa linda jogada iniciada por Marcelo, sobrando para Arias, que encaminhou com perfeição para o Argentino marcar, aos 13′.

Cano brilhou no ataque e na assistência, inclusive quando mandou um belo passe na pequena área aos 31′, mas Pirani e Arias não conseguiram chegar e perderam um gol feito.

Com 33′ de jogo, Diniz chamou os recém contratados Lelê e Thiago Santos para o lugar de Cano e Ganso, dando um novo gás ao ataque e reforçando a defesa nessa etapa final.

Vitor Mendes marca primeiro gol com a camisa tricolor

Dois minutos depois, mais um lançamento impecável de Arias, após cobrança de escanteio. Vitor Mendes mandou uma cabeçada indefensável para a trave de Solís.

Outra oportunidade surgiu com 37 minutos, no que poderia ter sido o primeiro gol de Lelê pelo Fluzão.

O ex-atacante do Volta Redonda recebeu uma entrada violenta no joelho, que rendeu um cartão amarelo para o ex-Vasco Yotún, mas depois o árbitro mudou para um vermelho direto.

O Sporting não entregou os pontos e teve uma boa chance de reação aos 42′, porém, a noite foi mesmo de domínio Tricolor.

Assista o terceiro gol do Fluminense na Libertadores:

ESCALAÇÃO

Sporting Cristal

Solís; Lora, Chávez, Ignácio e Leonardo Díaz; Jesús Castillo, Pretell, Leandro Sosa (Alarcón) e Yotún; Grimaldo e Brenner (Ávila)

Técnico: Tiago Nunes

Fluminense

Fábio; Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo (Vítor Mendes) e Marcelo (Lima); André, Alexsander, PH Ganso (Thiago Santos) e Jhon Arias; Keno (Gabriel Pirani) e Germán Cano (Lelê)

Técnico: Fernando Diniz

O árbitro da partida foi Wilmar Roldán, auxiliado por Alexander Guzmán e Wilmar Navarro.

O VAR ficou sob responsabilidade de Jhon Perdomo.

Retorno de Marcelo

Enfim, a principal contratação da temporada reestreou pelo clube e já mostrou porque é um dos jogadores com o currículo mais premiado da história do futebol.

Ainda sem estar 100% fisicamente, o lateral-esquerdo Marcelo, de 34 anos, deixou claro que vai investir em jogadas inteligentes e decisivas, como o passe perfeito para o segundo gol.

“A mistura da experiência com a juventude é muito bom. Eu acredito que a qualidade sai quando você trabalha, corre e ajuda os companheiros”, avaliou Marcelo.

O lateral confirmou em entrevista, após o fim da partida, que a camisa usada nesse seu retorno ao Fluzão, depois de 17 anos, vai ficar de presente para um dos seus filhos.

Lateral-esquerdo ídolo do Real Madrid fez uma grande estreia, com direito a passe para o gol da virada – Foto: Marcelo Gonaçalves/FFC/divulgação

RELACIONADAS

+ Flamengo perde de virada para o Aucas por 2 a 1, na estreia da Libertadores

+ Corpo de torcedor do Fluminense morto em bar após o jogo será cremado nesta quarta

+ Marcelo deve ser relacionado pelo Fluminense para a final do Cariocão

+ Com Ayrton Lucas inspirado, Flamengo vence o Flu e abre vantagem na final do Cariocão

Fluminense ironiza pênalti não marcado em Cano

O Tricolor das Laranjeiras fez um deboche com um pênalti ignorado pela arbitragem, incluindo o VAR, no jogo desta noite.

O clube postou no Twitter que o lance, onde o jogador do Sporting Cristal faz a falta na área, ao ponto de rasgar a blusa de Cano, seria sobre o desejo pela ‘armadura’ do craque argentino.

A arbitragem até manteve o duelo paralisado por alguns minutos após essa jogada, mas nada foi anotado.

Próxima parada: final do Cariocão

Depois de um grande jogo de estreia, do qual saiu líder, a delegação tricolor segue viagem de volta ao Brasil.

O próximo desafio é o Fla-Flu de domingo (9), às 18h (de Brasília), no Maracanã que vai definir o campeão estadual deste ano.

O Flamengo detém a vantagem de perder por até um gol e ser campeão pela 38ª vez, sem fala dia nada.

Já o Tricolor vai explorar o entrosamento e a qualidade de peças da equipe, como é o caso de Cano e Marcelo, para tentar buscar o 32º título.

Artilheiro tentando sair da marcação no último clásssico com o Fluminense, pelo Cariocão – Foto: Mailson Santana/FFC/divulgação