Não teve descanso nesse feriado para os elencos do Flamengo e Fluminense, após a estreia de ambos na Libertadores, na última quarta (5).
Focados na conquista do Cariocão 2023, cujo embate final será neste domingo (9), no Maracanã, às 18h30 (de Brasília), a dupla Fla-Flu intensificou os treinos.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
O Mengão foi mais incisivo e retomou os preparativos para o duelo logo após a derrota para o Aucas, no Equador.
A delegação embarcou de volta para o Brasil pouco após a partida e na quinta-feira (6) já estava no CT do Ninho do Urubu, em Vargem Grande se preparando para a final.
A Sexta-Feira Santa também foi de muito trabalho no Ninho, com o técnico Vítor Pereira evitando montar o time que pretende escalar no domingo, para não dar pistas ao adversário.
Neste sábado (8), o Flamengo faz o último treino antes do clássico e, mais uma vez, deve ser cercado de segredos.
Dentre os quais, as escolhas para o sistema defensivo do Mengão – sendo cogitado nos bastidores uma possível antecipação do retorno de Bruno Henrique.
Resta a torcida rubro-negra aguardar até o domingo (9) para saber se o treinador vai acertar novamente no esquema tático capaz de neutralizar o Flu e levantar a taça.
Desfalques da partida
O Flamengo não poderá contar com alguns de seus atletas no clássico decisivo de domingo (9).
Além de Arrascaeta, Erick Pulgar e Matheuzinho estão fora da final, pois se recuperam de lesões.
Quem também pode ser cortado é o volante Arturo Vidal, que apresentou um edema no cotovelo e precisou dar entrada no hospital.
A informação foi divulgada pelo jornalista Guilherme Pinheiro, do canal Flazoeiro.
Por outro lado, o volante Thiago Maia deve retornar à equipe, mesmo não tendo participado do primeiro jogo pela Libertadores no meio da semana.
O motivo da sua ausência não foi revelado.
Confira como foi o treino do Flamengo nesta sexta (7):
Elenco tricolor confiante na virada
A vantagem que o Flamengo conseguiu no jogo de ida da final, vencendo por 2 a 0, não abalou a confiança do jogadores do Flu.
Depois de superar o Sporting Cristal, no Peru, com uma grande partida de Germán Cano e uma estreia brilhante de Marcelo, o grupo comandando por Fernando Diniz está confiante na luta pelo título.
Como o jogo em Lima só terminou por volta das 21h30 (de Brasília), a delegação tricolor só voltou ao Rio na noite de quinta (6) e retomou os preparativos nesta sexta (7).
O último treino antes da final será neste sábado (8), no CT Carlos Castilho, em Jacarepaguá.
Incentivo do técnico
Ciente de que não poderá estar perto dos jogadores na final, o técnico Fernando Diniz deu a largada no incentivo ao grupo já nos vestiários do Estádio Nacional do Peru.
“Rapaziada, parabéns aí pela vitória [contra o Sporting Cristal]. A partir de agora, desse momento, a gente pensa no nosso título. Todo mundo que acredita!”, exaltou.
Diniz não poderá ficar no banco por ter sido expulso no primeiro Fla-Flu da final e será substituído pelo auxiliar Eduardo Barros.
Felipe Melo, que também foi expulso na partida, é outro que não poderá entrar em campo.
Diante da possível ausência de David Braz, afastado por sentir dores na coxa, Vítor Mendes, que marcou o terceiro gol contra a equipe peruana, deve ser titular.
Assista o momento em que Diniz apoia o elenco no vestiário:
RELACIONADAS
+ Flamengo perde de virada para o Aucas, por 2 a 1, na estreia da Libertadores
+ Com passe de Marcelo e golaço de Cano, Fluminense vence o Sporting Cristal na Libertadores
+ Com Ayrton Lucas inspirado, Flamengo vence o Flu e abre vantagem na final do Cariocão
+ Flamengo: Arrascaeta está fora da final do Cariocão 2023
Final com casa cheia
A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) confirmou que os ingressos para o Fla-Flu final do Cariocão estão esgotados.
Entretanto, as torcidas organizadas Raça Rubro-Negra, Jovem Fla e Young Flu não poderão marcar presença no estádio, pois seguem proibidas de frequentar jogos.
Este é o quarto ano consecutivo que Flamengo e Fluminense decidem o estadual.
O Tricolor venceu no ano passado, enquanto o Rubro-Negro foi campeão em 2020 e 2021.
A arbitragem será de Bruno Arleu de Araújo, que possui escudo Fifa.
O jogo será transmitido pela TV Band, Bandsports e streaming da Bandeirantes.
Próximos compromissos da dupla Fla-Flu
Flamengo e Fluminense seguem em ritmo de maratona no mês de abril, com a Libertadores e as estreias na Copa do Brasil e Brasileirão.
Após a final do Cariocão, o Rubro-Negro volta a campo na quinta-feira (13), contra o Maringá, fora de casa, iniciando sua participação já na terceira fase da Copa do Brasil.
Três dias depois, no domingo (16), o Mengão enfrenta o Cuiabá, na primeira rodada do Brasileirão.
O Tricolor também está com a programação definida e estreia na fase de mata-mata da Copa na quarta-feira (12), contra o Paysandu, no Maracanã.
No Campeonato Brasileiro, o primeiro jogo do Fluzão será no sábado (15), diante do América-MG.