O Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, foi reinaugurado neste domingo de páscoa (9), em Belém.
Seja nas arquibancadas ou no gramado, torcedores e jogadores dividirão a emoção de estarem juntos na reabertura oficial, com clássico RE-PA, válido pelo Campeonato Paraense.
O evento contou com shows de artistas locais, fogos de artifícios e apresentação do novo sistema de iluminação.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
A partida deste domingo foi entre os clubes do Remo e Paysandu, pela oitava rodada do Parazão Banpará.
Melhoria no gramado do Mangueirão
O estádio terá um gramado utilizado em estádios da Copa do Qatar.
“Realmente agora podemos considerar a história antes e depois do Novo Mangueirão. Eu, que joguei na estreia oficial do estádio, em 1978, nunca vou esquecer aquele jogo. Hoje o nosso gramado não deve nada ao de Maracanã, Morumbi e até a estádios da Copa do Qatar. Foi empregada toda a tecnologia possível aqui”, comenta o ex-jogador Raimundo Nonato Mesquita, autor de dois gols do placar de 4×0 da Seleção Paraense contra a Seleção do Uruguai, durante a partida oficial de inauguração do estádio há 45 anos, no ano de 1978.
O ex-jogador é engenheiro agrônomo do Mangueirão e o responsável pelo gramado do estádio.
Do tipo gramínea, a grama é uma variedade “Bermudas Celebration”, a mais utilizada em campos esportivos profissionais e apropriada para o clima tropical de Belém.
O campo foi uma das etapas de modernização do Estádio Olímpico do Pará – jornalista Edgar Proença, agora segue as diretrizes da Federação Internacional de Futebol (Fifa).
Inclusão
Agora, pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), como ele, terão espaço de acomodação sensorial no novo Mangueirão.
É um projeto intersetorial desenvolvido para garantir conforto durante os eventos, evitando situações de estresse em crianças, jovens, adultos e idosos com diagnóstico de TEA.
RELACIONADAS
Belém é oficializada como candidata brasileira para receber a COP 30
Capacidade
A total reestruturação do Mangueirão elevou o nível de segurança e conforto do estádio, agora, com capacidade para 50 mil torcedores.
A obra de modernização traz a garantia da realização de grandes eventos esportivos de nível Internacional, o estádio tem:
- Novas rampas de acesso;
- Elevadores;
- Cabines de transmissão;
- Camarotes;
- Banheiros;
- Restaurantes;
- Cobertura, instalações, sistema de sonorização e iluminação cênica;
- Placares;
- Controle de acesso;
- Substituição da pista de atletismo;
- Novas acomodações para atletas;
- Área externa refeita;
- Projeto de sustentabilidade;
- Recuperação da estrutura;
- Postos policiais;
- Câmeras com reconhecimento facial e ampliação do setor de cadeiras com substituição dos assentos por poltronas retráteis.