A diretoria do Flamengo confirmou nesta terça-feira (11) a demissão do técnico Vítor Pereira.
O português já não participa do treino desta tarde, quando o grupo se reapresenta após a perda do Cariocão 2023 para o Fluminense.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
A direção do clube finalizou os trâmites da rescisão do treinador e sua comissão técnica e fez o anúncio no Twitter.
Com um salário na casa dos R$ 2 milhões mensais, Vítor Pereira terá direito a uma multa rescisória de R$ 15 milhões.
Trajetória do agora ex-técnico
A diretoria do Flamengo anunciou a contratação de Vítor Pereira, de 54 anos, no dia 13 de dezembro do ano passado, quando ele ainda tinha vínculo como o Corinthians.
No entanto, VP, como ficou conhecido, só foi apresentado em 3 de janeiro, já que o contrato com clube paulista terminava em 31 de dezembro.
Ele alegou questões familiares para não renovar com o Corinthians e, pouco tempo depois, foi anunciado no Fla, 11º clube de sua carreira.
O treinador já passou por Santa Clara e Porto (Portugal), Al-Ahli Jeddah (Arábia Saudita), Olympiacos (Grécia), Fenerbahçe (Turquia), entre outros.
A contratação do português também surpreendeu pelo fato de substituir Dorival Junior, que o eliminou enquanto técnico do Corinthians na Copa do Brasil e Libertadores de 2022.
Números de VP no Mengão
Vítor Pereira comandou o Rubro-Negro em 18 jogos, entre Supercopa, Mundial, Recopa, Estadual e Libertadores.
Em três partidas do Cariocão o Flamengo foi comandado pelo técnico do Sub-20, Mário Jorge, e o gerente de futebol de VP, Rui Quinta.
Ao todo, foram 10 vitórias, 1 empate e 7 derrotas – sendo que na Recopa, o Fla venceu o jogo de volta no tempo normal e perdeu nos pênaltis.
No entanto, desses sete fracassos, quatro valiam títulos (fora a Taça Guanabara, que premia o campeão do turno), o que aumenta o peso da insatisfação rubro-negra.
O retrospecto consegue ser pior que o do também português Paulo Sousa, que saiu bastante criticado, porém, teve uma derrota a menos em 32 jogos (19 vitórias, 7 empates e 6 derrotas).
RELACIONADAS
+ Flamengo procura Jorge Jesus e demissão de Vítor Pereira deve ocorrer em breve, diz TV
+ Marcelo abre o placar, Fluminense goleia o Flamengo e é bicampeão carioca 2023
+ Na reta final do Cariocão, trabalho de Vítor Pereira ainda gera discussões no Flamengo
+ Presidente do Flamengo confirma permanência do técnico Vítor Pereira
Como fica a situação de Marcos Braz?
O técnico Vítor Pereira não era o único alvo de críticas pela atuação no Flamengo.
O vice-presidente de futebol do clube, Marcos Braz, tem sido muito questionado por ser o responsável pela contratação do português.
Também pesa contra Braz o fato de nunca ter explicado de forma clara o real motivo da demissão de Dorival Junior, após vencer a Libertadores e Copa do Brasil de 2022.
Até Zico, maior ídolo da história do clube, e o narrador Galvão Bueno não pouparam críticas ao dirigente.
Ciente das críticas, o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, seguiu firme em seu apoio a Braz.
“Eu e Marcos entramos nisso juntos no início de 2019. E vamos estar juntos até o final de 2024, a menos que ele não queira e me peça para sair”, assegurou.
Em entrevista ao jornalista Mauro Cézar Pereira, Landim elogiou o trabalho do vice e assumiu a culpa pelo desempenho da equipe.
“Ele é um grande colaborador. Se tem algo de errado no futebol do Flamengo, a responsabilidade é minha”, ratificou.
Jesus vai voltar?
Jorge Jesus, o treinador supercampeão de 2019 e parte da temporada de 2020 é o nome mais desejado pela torcida e parte da diretoria.
Um dos empecilhos seria o presidente Rodolfo Landim, que ficou chateado com a partida do mister, como era chamado, cerca de um mês após ter renovado o contrato.
Outro impedimento é que ele tem contrato com o Fenerbahçe, da Turquia, até maio. Atualmente, o time está em vice no campeonato nacional.
O técnico falou sobre a sua situação no clube em entrevista nesta segunda-feira (10), em coletiva na Turquia, mas não deixou em aberto.
Outros nomes cogitados pelo Flamengo são: Tite, Jorge Sampaoli e Eduardo Coudet, atual técnico do Atlético Mineiro.
Confira o que Jorge Jesus falou sobre sua permanência na Turquia:
Outros nomes cogitados pelo Flamengo são: Jorge Sampaoli, Tite e Eduardo Coudet, atual técnico do Atlético Mineiro.
Estreias na Copa do Brasil e Brasileirão
Finalizado o estadual, o elenco do Flamengo se reapresenta nesta terça-feira (11), no CT do Ninho do Urubu, em Vargem Grande, Zona Oeste do Rio.
Ainda aguardando a confirmação do novo técnico, o Rubro-Negro volta a treinar visando a estreia na terceira fase da Copa do Brasil, próxima quinta-feira (13).
O jogo será contra o Maringá, fora de casa. Já no domingo (16), o Mengão inicia sua jornada no Brasileirão, contra o Cuiabá, na Arena Pantanal.