O Flamengo desistiu de esperar o português Jorge Jesus e confirmou a contratação de Jorge Sampaoli na noite desta sexta-feira (14).
O argentino, que teve uma atuação de destaque à frente da seleção do Chile, se apresenta ao rubro-negro já neste fim de semana.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
O Rubro-Negro decidiu fechar um acordo com Sampaoli até 31 dezembro de 2024, quando termina o mandato do presidente Rodolfo Landim.
O argentino retorna ao Brasil pela terceira vez: ele treinou o Santos em 2019 e o Atlético-MG de 2020 a 2021.
As passagens do treinador foram marcadas por um estilo de jogo bem próprio, com esquemas que contemplam a ofensividade e criatividade.
Contudo, o argentino também ficou conhecido pelo seu pavio curto e por entrar em conflitos com dirigentes, em especial nos momentos de definir contratações.
Depois da passagem pelo Brasil, Sampaoli foi para Europa, onde treinou o Olympique de Marseille e o Sevilla.
O clube espanhol foi seu último trabalho, onde teve duas passagens.
A primeira foi de 2016 a 2017 e a segunda, que se iniciou ano passado, terminou com a sua demissão no fim de março.
O novo técnico do Fla deve iniciar os treinos na segunda-feira (17), após a estreia no Brasileirão contra o Coritiba, domingo (16), no Maracanã, às 16h (de Brasília).
Confira o anúncio oficial do clube no perfil do Flamengo:
RELACIONADAS
+ Apático, Flamengo perde de 2 a 0 para o Maringá pela Copa do Brasil
+ Flamengo cogita esperar fim de contrato de Jorge Jesus para fechar acordo
+ Técnico interino do Flamengo muda esquema de três zagueiros para estreia na Copa do Brasil
+ Diretora do Flamengo é indiciada após ataque contra Nordestinos no RJ
Falta de garantias desandaram acordo com o Mister
Parecia que tava quase perto, mas não foi dessa vez que o ‘Mister’, como Jorge Jesus ficou conhecido, retornou ao Ninho do Urubu.
A maior parte da diretoria do Flamengo tinha preferência pelo português, que também era o mais querido da torcida.
Havia uma expectativa de que a volta dele amenizaria o desânimo que paira sobre a Gávea, em meio às escolhas equivocadas da diretoria para este ano.
No entanto, a diretoria rubro-negra sentiu que JJ não estava priorizando o clube, que se mostrou disposto a negociar as condições colocadas por ele.
Fatores negativos
Entre os fatores que contribuíram para essa desistência estão a falta de compromisso de que o técnico assumiria o Mengão após o fim do acordo com o Fenerbahçe.
O português tem contrato com a equipe turca até o fim maio e seu desejo é conquistar um título antes de sair – hoje o Fenerbahçe é o segundo colocado no campeonato nacional.
Porém, devido a possíveis mudanças no calendário turco, JJ poderia acabar esticando sua permanência até meados de junho.
Essa incerteza incomodou muito a diretoria carioca, pois já havia uma expectativa de pelo menos 13 jogos com um treinador interino.
E nesse intervalo de tempo tem o jogo de volta da Copa do Brasil, no qual o Rubro-Negro tem que superar a vantagem imposta pelo Maringá, após perder por 2 a 0.
O áudio vazado pelo português pedindo ao Fla que o esperasse também não foi bem visto pela diretoria, que encarou como uma estratégia de mexer com os ânimos da torcida.
Por fim, ainda não foi revelado o salário de Sampaoli, mas os custos do seu acordo e de sua comissão técnica foram, possivelmente, mais favoráveis.
Negociações paralelas
Desde a saída de Vítor Pereira, a diretoria rubro-negra trabalhava com os nomes dos dois Jorges: Jesus e Sampaoli.
O presidente rubro-negro era o mais reticente com JJ, por causa de sua saída do clube em 2020, um mês após acertar a renovação.
Em contrapartida, Landim tinha como preferência o argentino, de quem admira o estilo de trabalho e se mostrou mais disposto a negociar.
Interessado em vir para o Mengão, Sampaoli recusou uma proposta do Notingham Forest, da Inglaterra.
O Flamengo então decidiu manter as duas negociações em andamento, paralelamente, até fechar o acordo numa reunião com um representante do argentino, nesta sexta (14), em um hotel na Barra da Tijuca.
A previsão é que Sampaoli desembarque no Rio neste domingo (16) e seja oficialmente apresentado na segunda (17).
E a expectativa é que ele assuma a equipe no jogo contra o Ñublense, quarta-feira (19), no Maracanã, pela segunda rodada da Libertadores 2023.