Jorge Sampaoli, novo técnico do Flamengo, foi oficialmente apresentado nesta segunda-feira (17), no CT do Ninho do Urubu, em Vargem Grande, Zona Oeste do Rio.
O argentino concedeu uma coletiva de imprensa, ao lado de dirigentes rubro-negros, como Marcos Braz e Bruno Spindel, e o presidente Rodolfo Landim.
“Agradecido pela oportunidade de chegar a este clube tão grande institucionalmente. Como disse o presidente, passaram algumas oportunidades para vir aqui”, comentou Sampaoli.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
O nome do argentino foi confirmado na última sexta (14), depois que a diretoria do Mengão se dividiu em duas negociações, entre ele o aclamado Jorge Jesus.
No entanto, a indefinição do português sobre quando poderia assumir o rubro-negro não foi bem recebida pelo clube, que optou por selar as negociações com o argentino.
“Para mim, o Flamengo era o plano A, mais que qualquer proposta da Europa, decidir ficar aqui. Desta vez as possibilidades se coincidiram e sou agradecido pela oportunidade”, enfatizou.
No Fla, o treinador terá a oportunidade de trabalhar novamente com três jogadores: Marinho, que comandou no Santos, Vidal, na seleção do Chile, e Gerson, no Olympique de Marselha.
Os três viveram uma grande fase nos elencos dirigidos pelo argentino.
Agora, o foco será a recuperação da boa fase do clube, após perder quatro títulos e a Taça Guanabara no início da temporada.
E Sampaoli já está consciente sobre os desafios da equipe e expectativas da torcida.
“Sem dúvidas é melhor começar o ciclo, mas desta vez começou assim. Quando decidi vir para o clube foi pela qualidade dos jogadores que o time tem, permitindo que coloque em prática o que penso sobre futebol”.
A íntegra da entrevista coletiva de Sampaoli pode ser assistida AQUI.
Preferido do presidente
O anúncio da demissão de Vítor Pereira gerou uma grande expectativa na torcida, então insatisfeita comos resultados, pela volta do multicampeão Jorge Jesus.
No entanto, as próprias movimentações (ou a falta delas) do técnico português desagradaram a diretoria.
Por outro lado, Sampaoli, demitido no fim de março do Sevilha (Espanha), sempre foi o favorito do presidente Landim, que confirmou isso na coletiva.
“Quero falar sobre a nossa satisfação de poder contar com o Sampaoli, que é um sonho antigo do Flamengo”, revelou.
“Foram várias as vezes que nós conversamos e dessa vez houve a possibilidade de ambos os lados de poder chegar a um acordo”, acrescentou.
Landim teceu vários elogios ao estilo de trabalho do argentino.
“Acho que o Sampaoli tem a cara do Flamengo, a determinação, a vontade de vencer, a energia, a forma de jogar que ele tenta implementar nos seus times”, pontuou.
“E é exatamente o modelo que eu acredito que toda Nação Rubro-Negra espera ver a equipe jogar”, finaliza.
Primeiro treino no Ninho do Urubu
Após a entevista coletiva, Sampaoli dirigiu o primeiro treino à frente da equipe, a qual foi dividida em dois grupos.
Os titulares do jogo contra o Coritiba fizeram um trabalho regenarativo, enquanto os demais foram ao campo.
O novo comandante rubro-negro vai correr contra o tempo para atender as expectativas da torcida, depois de duas derrotas importantes de competições que estão em andamento.
A primeira é a Libertadores, depois do fiasco na estreia contra o Aucas, do Equador, que disputa a taça pela primeira vez.
A segunda e mais importante, para o momento, é o jogo contra o Maringá, no próximo dia 26, pela Copa do Brasil.
O Mengão vai precisar reverter a vantagem do time paranense, que venceu por 2 a 0 na ida, desta vez, no Maracanã.
Um empate ou até mesmo uma vitória com apenas um gol de diferença elimina o Fla.
Veja os primeiros momentos de Sampaoli como técnico do Mengão:
RELACIONADAS
+ VÍDEO: Jorge Sampaoli é apresentado como técnico do Flamengo
+ Com Sampaoli assistindo, Flamengo vence o Coritiba, na estreia do Brasileirão
+ Sampaoli chega ao RJ e vai ao Maracanã assistir jogo do Flamengo
+ Flamengo desiste de esperar Jorge Jesus e acerta com Sampaoli
Estreia do novo técnico
O primeiro jogo de Sampaoli como treinador do Flamengo será nesta quarta-feira (19), pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores.
O Rubro-Negro encara a equipe chilena Ñublense, às 21h30 (de Brasília), no Maracanã.
O argentino ainda não teve tempo para apresentar um esboço do time que entrará em campo, mas deve dar pistas após o treino desta terça-feira (18).
Jorge Sampaoli conta com uma comissão técnica de seis integrantes, entre eles, o coordenador de futebol Gabriel Andreata, que é visto como braço-direito do argentino.
Os demais integrantes são: Pablo Fernández e Marcos Fernández (preparadores físicos) e Diogo Meschine (auxiliar técnico), Cristian Roberto Aran (auxiliar técnico) e Ezequiel Scher (analista de desempenho).