Ícone do site Portal Norte

Libertadores: Flamengo encara o Ñublense na estreia de Sampaoli como técnico

Sampaoli comandou apenas dois treinos antes do jogo contra a Ñublense, pela Libertadores - Marcelo Cortes/CRF/divulgação

Sampaoli comandou apenas dois treinos antes do jogo contra a Ñublense, pela Libertadores - Marcelo Cortes/CRF/divulgação

O novo técnico do Flamengo, Jorge Sampaoli, estreia no comando da equipe nesta quarta-feira (19), contra o Ñublense (Chile), pela Libertadores 2023.

Atual campeão, o Rubro-Negro entra em campo às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, pela segunda rodada do Grupo A.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O Mengão busca se recuperar na competição depois de iniciar a disputa com uma derrota fora de casa para o novato Aucas, do Equador.

O argentino teve pouco tempo de trabalho: apenas dois treinos, sendo o primeiro realizado na segunda (17), quando teve cumprir uma agenda de coletiva de imprensa e apresentação oficial.

No domingo (16), quando desembarcou no Rio, Sampaoli assistiu de camarote o jogo contra o Coritiba, no Maracanã, pela primeira rodada do Brasileirão.

Agora, a expectativa da torcida é que ele faça ajustes na equipe para recuperar o protagonismo nas competições, após uma série de fracassos em quatro títulos e uma Taça Guanabara disputados.

POSSÍVEL ESCALAÇÃO DO FLAMENGO

Santos; Varela (Wesley), Fabrício Bruno, Léo Pereira, David Luiz, Ayrton Lucas; Thiago Maia, Gerson, Everton Ribeiro; Gabigol e Pedro.

Técnico: Jorge Sampaoli

Técnico argentino observando os jogadores no primeiro treino à frente do Fla – Foto: Gilvan de Souza/CRF/divulgação

Desafios do novo treinador

Além de retomar a boa fase que rendeu tantos títulos ao Mengão nos últimos anos, Sampaoli chega para lidar com alguns possíveis ‘incêndios’.

O primeiro e principal é conquistar a confiança da torcida, que se incomodou bastante com o estilo de jogo de Vítor Pereira, com três zagueiros.

Apesar de ter funcionado em alguns casos, como no primeiro Fla-Flu da final, as críticas sobre esse esquema mais recuado, reforçando o setor defensivo, foram predominantes.

Outra questão são os desfalques. Mesmo tendo um elenco com muitos craques entre os titulares e reservas, o Flamengo tem sofrido com o afastamento de vários atletas por lesões.

Sendo que alguns desses são consideradas estrelas da equipe, como é o caso de Filipe Luís e Arrascaeta.

O que conecta com outro ponto, que é a fase da carreira em que se encontram alguns desses jogadores, os quais já ultrapassaram o ápice da curva de rendimento.

O Flamengo campeão nos últimos 4, 5 anos precisa começar a pensar na renovação do grupo, principalmente a partir de bons nomes que surgiram da base, como Matheus França e João Gomes – hoje na Inglaterra.

Por fim, diante de um elenco estrelado, o argentino vai precisar lidar com o ego de alguns atletas e pensar em como administrar as habilidades com a proposta de jogo que se quer para o clube.

RELACIONADAS

+ Sampaoli comanda primeiro treino como técnico do Flamengo

+ Com Sampaoli assistindo, Flamengo vence o Coritiba, na estreia do Brasileirão

+ Flamengo desiste de esperar Jorge Jesus e acerta com Sampaoli

+ Apático, Flamengo perde de 2 a 0 para o Maringá pela Copa do Brasil

Confiança do presidente

O anúncio da demissão de Vítor Pereira gerou uma grande expectativa na torcida, então insatisfeita comos resultados, pela volta do multicampeão Jorge Jesus.

No entanto, as próprias movimentações (ou a falta delas) do técnico português desagradaram a diretoria.

Por outro lado, Sampaoli, demitido no fim de março do Sevilha (Espanha), sempre foi o favorito do presidente Landim, que confirmou isso na coletiva.

“Quero falar sobre a nossa satisfação de poder contar com o Sampaoli, que é um sonho antigo do Flamengo”, revelou.

Sair da versão mobile