Ícone do site Portal Norte

Mais de 100 paratletas disputam 1ª paralimpíadas escolares do Amazonas

Paralimpíadas Escolares do Amazonas se torna seletiva para competições nacionais - Foto: Euzivaldo Queiroz/Seduc

Paralimpíadas Escolares do Amazonas se torna seletiva para competições nacionais - Foto: Euzivaldo Queiroz/Seduc

A solenidade de abertura da 1ª Paralimpíadas Escolares do Amazonas (PARAJEA’s) aconteceu na manhã desta sexta-feira (19) na Vila Olímpica de Manaus, Zona Centro-Oeste da capital.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Com a iniciativa, é primeira vez que os paratletas amazonenses possuem uma competição específica como seletiva para as Paralimpíadas Escolares Brasileira, que acontece em Brasília, entre agosto e setembro deste ano.

A programação é realizada pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar.

Anteriormente, a comitiva amazonense escolhida para disputar a competição nacional era oriunda dos Jogos Escolares do Amazonas (JEA’s). 

Competição conta com mais de 100 paratletas inscritos – Foto: Euzivaldo Queiroz/Seduc

Paralimpídas escolares

A iniciativa do PARAJEA’s acompanha o crescimento nacional do cenário, tendo em vista que, no ano de 2022, as Paralimpíadas Escolares receberam o maior número de paratletas da sua história, com mais de 1,3 mil competidores de todos os estados do país. 

Nesta 1ª Paralimpíadas Escolares do Amazonas, três modalidades esportivas são disputadas pelos mais de 100 paratletas inscritos: atletismo, natação e bocha. 

RELACIONADAS

+ Arthur Silva é ouro no Grand Prix de Judô Paralímpico no Egito

+ Estudante indígena quebra 3 recordes e coloca AM no pódio paralímpico

+ Atleta brasileiro fatura três ouros no Mundial de Natação Paralímpico na Ilha da Madeira, em Portugal

Festival Paralímpico 

Em paralelo à seletiva amazonense, Manaus também receberá, neste sábado (20), o Festival Paralímpico, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

O evento vai acontecer na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). 

No festival, cerca de 300 estudantes de escolas regulares e especializadas da rede pública estadual participarão de sessões de aulas de Educação Física, voltadas aos esportes paralímpicos.

Atualmente, a rede estadual de ensino conta com 6.454 estudantes na Educação Especial – Foto: Euzivaldo Queiroz/Seduc

O encerramento da 1ª Paralimpíadas Escolares do Amazonas também acontecerá neste sábado, dentro do Festival Paralímpico. 

Atualmente, a rede estadual de ensino conta com 6.454 estudantes na Educação Especial, matriculados em escolas regulares da capital e interior, além de 645 alunos matriculados em escolas especializadas.

Sair da versão mobile