Ícone do site Portal Norte

Racismo contra Vini Jr: Brasil notifica autoridades espanholas

Vini Jr foi mais uma vez vítima de racismo na Espanha. Desestabilizado pela situação, ele ainda foi o único expulso após uma confusão generalizada nos acréscimos - Foto: Alberto Saiz/ Associated Press/ Estadão Conteúdo

Vini Jr foi mais uma vez vítima de racismo na Espanha. Desestabilizado pela situação, ele ainda foi o único expulso após uma confusão generalizada nos acréscimos - Foto: Alberto Saiz/ Associated Press/ Estadão Conteúdo

O

O governo federal emitiu nesta segunda-feira (22) uma nota oficial em que “repudia nos mais fortes termos” os ataques racistas sofridos pelo jogador brasileiro Vinicius Jr, do Real Madrid, em jogos da liga espanhola.

O comunicado é assinado de forma conjunta pelos ministérios de Relações Exteriores, Igualdade Racial, Esporte e Direitos Humanos e Cidadania.

No texto, o governo pede que as “autoridades governamentais e esportivas da Espanha” tomem providências para punir os autores dos atos de racismo e evitar que eles se repitam.

O Ministério da Igualdade Racial (MIR) já tinha informado no último domingo (21) que acionaria autoridades da Espanha para tomar providências após mais um caso de racismo sofrido pelo jogador brasileiro Vini Jr.

O atacante do Real Madrid, foi mais uma vez vítima de racistas no jogo do seu time contra o Valencia, no Estádio Mastalla, na Espanha.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

“Repudiamos mais uma agressão racista contra o Vini Jr. Notificaremos as autoridades espanholas e a La Liga [Liga de futebol da Espanha].

O Governo brasileiro não tolerará racismo nem aqui nem fora do Brasil! Trabalharemos para que todo atleta brasileiro negro possa exercer o seu esporte sem passar por violências”, diz uma nota da pasta divulgada nas redes sociais.

Racismo contra Vini Jr

Durante a derrota da equipe dele para o Valencia por 1 a 0, Vini escutou insultos racistas e gritos de “macaco” vindos das arquibancadas, gritados por milhares de torcedores.

O jogo foi paralisado por cerca de oito minutos e, posteriormente, o jogador foi expulso ao se envolver em uma confusão.

Nas imagens, ele chegou a ser contido por jogador adversário com um golpe de enforcamento.

RELACIONADAS

‘É o campeonato dos racistas’, diz Vini Jr. ao ser alvo de racismo

Laliga identifica autor de ataque racista contra Vini Jr. na Europa

LaLiga investiga novo caso de racismo contra Vinícius Júnior

+ Lula pede providências contra racismo sofrido por Vini Junior

Veja a íntegra do comunicado do governo brasileiro

“O governo brasileiro repudia, nos mais fortes termos, os ataques racistas que o atleta brasileiro Vinícius Júnior vem sofrendo reiteradamente na Espanha.

Tendo em conta a gravidade dos fatos e a ocorrência de mais um inadmissível episódio, em jogo realizado ontem, naquele país, o governo brasileiro lamenta profundamente que, até o momento, não tenham sido tomadas providências efetivas para prevenir e evitar a repetição desses atos de racismo.

Insta as autoridades governamentais e esportivas da Espanha a tomarem as providências necessárias, a fim de punir os perpetradores e evitar a recorrência desses atos. Apela, igualmente, à FIFA, à Federação Espanhola e à Liga a aplicar as medidas cabíveis.

O governo brasileiro tem atuado em cooperação com o governo da Espanha para coibir, reprimir e promover políticas de igualdade racial e compartilhar conhecimento e boas práticas para ampliar o acesso de pessoas afrodescendentes e imigrantes ao esporte com total intolerância a toda e qualquer prática discriminatória, com o apoio ao aperfeiçoamento das melhores práticas internacionais para promover a prevenção e o combate ao racismo, além de qualquer tipo de discriminação nas diferentes modalidades de esportes.”

Sair da versão mobile