O ciclista suíço Gino Mäder morreu nesta sexta-feira (16), um dia depois de bater e cair em um barranco durante uma descida no Tour da Suíça.
A morte foi confirmada pela equipe Bahrain-Victorious.
Mäder, de 26 anos, caiu em uma estrada em declive rápido se aproximando do final da quinta etapa montanhosa em La Punt.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
“Gino perdeu a batalha para se recuperar dos ferimentos graves que sofreu”, disse a equipe do ciclista em um comunicado.
“Apesar dos esforços da equipe fenomenal do hospital Chur, Gino não conseguiu superar este, seu último e maior desafio, e às 11h30 nos despedimos de uma das estrelas brilhantes de nossa equipe.”
A equipe médica que alcançou Mäder o encontrou imóvel na água.
Eles realizaram uma ressuscitação cardiopulmonar, antes de ele ser levado de helicóptero para o hospital.
“Toda a nossa equipe está devastada por este trágico acidente, e nossos pensamentos e orações estão com a família e entes queridos de Gino durante este período incrivelmente difícil”, disse Bahrain-Victorious.
A morte de Mäder foi anunciada cerca de 30 minutos antes do início programado da sexta etapa da corrida de oito dias.
A largada foi atrasada e os pilotos se reuniram em uma homenagem silenciosa.
O percurso para a etapa de quinta-feira (15) foi posteriormente criticado pelo campeão mundial Remco Evenepoel, que terminou em 10º e é quarto na classificação geral.
RELACIONADAS
+ Dia do Ciclista: Seminf apresenta construção de ciclovia em Manaus
+ VÍDEO: motociclista é executado a tiros na Zona Leste de Manaus
“Embora uma chegada ao cume fosse perfeitamente possível, não foi uma boa decisão nos deixar terminar esta descida perigosa.
Como pilotos, também devemos pensar nos riscos que corremos ao descer uma montanha” , escreveu Evenepoel em sua conta no Twitter.
Um segundo piloto também caiu no mesmo local. Magnus Sheffield, dos Estados Unidos, sofreu uma concussão e hematomas e foi tratado em um hospital local.