Em noite de expectativa sobre o futuro do técnico Luís Castro, o Botafogo empatou com o Magallanes (CHI), por 1 a 1, nesta quinta-feira (29), no Estádio Nilton Santos.

Marlon Freitas abriu o placar, aos 19′, e marcou seu primeiro gol com a camisa do Fogão, mas acabou expulso após atingir a cabeça de Aránguiz com o pé numa falta.

A equipe chilena aproveitou a vantagem em campo e igualou o placar aos 35′, com Zapata.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

A partida foi válida pela última rodada da fase de grupos da Sul-Americana.

Como a LDU (Equador) venceu o César Vallejo por 3 a 0 e ficou com a liderança, o Alvinegro vai disputar uma repescagem com o Patronato (ARG) para tentar seguir na competição.

Protesto contra Castro

Ao longo da partida, parte da torcida vaiou o técnico Luís Castro, que pode deixar o clube para assumir o Al-Nassr, da Arábia Saudita.

Alguns botafoguenses também levaram notas falsas de dinheiro para jogar no técnico, em referência à proposta milionária do clube onde joga Cristiano Ronaldo.

No final do jogo, Lucas Perri foi questionado sobre a situação de Castro, mas preferiu não comentar o assunto.

Lances do jogo

Buscando sacramentar a classificação para as oitavas, o Alvinegro voltou a campo pressionando e finalizando mais.

Já aos 6′, o artilheiro Tiquinho Soares teve uma chance e mandou nas mãos do goleiro Gastón Rodríguez.

Quatro minutos depois, Júnior Santos recebeu de Tiquinho, dominou, invadiu a área, mas mandou pela lateral da barra.

A torcida do Botafogo reclamou de um pênalti não marcado, num lance em que a bola toca no braço do jogador do Magallanes, dentro da pequena área.

A equipe chilena teve uma chance perigosa aos 17′, quando Thomas Jones arriscou um chute de fora da área, que pegou na trave de Lucas Perri.

Contudo, após uma falta violenta do autor do gol, Marlon Freitas, na cabeça de Aránguiz, o volante recebeu o vermelho.

O Glorioso sentiu a expulsão e Zapata conseguiu igualar o placar, aos 35′ depois de aproveitar uma sobra e sair em arrancada em direção ao gol.

Aos 41′, Luis Henrique teve uma chance de finalizar, mas preferiu passar de letra para Tiquinho que acabou chutando para fora.

Já aos 42′, o zagueiro Joel Carli, que se tornou uma referência botafoguense, entrou em campo para jogar seus últimos minutos como atleta profissional.

ESCALAÇÃO

Botafogo

Lucas Perri; Rafael (Di Plácido), Adryelson (Joel Carli), Víctor Cuesta e Hugo; Marlon Freitas, Tchê Tchê, Eduardo e Gustavo Sauer (Júnior Santos); Victor Sá (Luis Henrique) e Tiquinho Soares

Técnico: Luís Castro

Magallanes

Gastón Rodríguez; Matías Vásques, Acevedo e Berardo; Espinoza, Canales (Aránguiz), Jorquera (Souper) e Thomas Jones; Iván Vásquez, Alfaro (Zapata) e Felipe Flores (Barría)

Técnico: Mario Salas

Arbitragem

A arbitragem do jogo foi toda colombiana: Bismark Santiago apitou, auxiliado por Sebastian Vela e Richard Ortiz.

O quarto árbitro foi Andres Rojas e o VAR ficou sob responsabilidade de Yadir Acuña, também colombianos.

RELACIONADAS

+ Tiquinho Soares decide, Botafogo vence o Palmeiras e amplia vantagem na liderança

+ Botafogo vence o Cuiabá e é líder isolado; Vasco perde para o Goiás em casa

+ Série C: Amazonas FC vence Náutico-PE e se mantém invicto na liderança

Despedida de Joel Carli

Apesar de todo burburinho em torno da saída (ou não) do téncico Luís Castro, o jogo foi marcado por uma despedida confirmada antes mesmo do apito inicial.

O zagueiro argentino Joel Carli encerrou nesta quinta (29) sua carreira como jogador profissional, no clube onde ficou conhecido como ‘Capitán’.

Zagueiro argentino decidiu encerrar a carreira profissional no Fogão – Foto: Vítor Silva/BFR/divulgação

O agora ex-jogador escreveu nas redes sociais um texto agradecendo ao clube e ressaltando a sua trajetória pelo Glorioso.

“(…) Na nossa casa, com nossas cores. Em família. Não é fácil expressar, muitos sentimentos e um carinho enorme que tenho recebido de todos os alvinegros pelas ruas e também aqui nas redes sociais”.

“Deixei tudo de mim por essas cores e agradeço por tudo que vivi. O Botafogo é diferente, especial. Seguirei com vocês sem as chuteiras nos pés, mas com a estrela no peito”, escreveu.

Assista o vídeo em homenagem ao agora ex-zagueiro argentino, Joel Carli:

Próximo jogo

Líder isolado no Brasileirão 2023, com 30 pontos, o Glorioso tem um clássico neste fim de semana contra o Vasco.

O duelo será no domingo (2), às 16h (de Brasília), no estádio Nilton Santos.

Devido à punição aplicada pela STJD ao Gigante da Colina, apenas a torcida do Botafogo está liberada a comparecer ao jogo, válido pela 13ª rodada do campeonato.