O mês de setembro tem como uma de suas bandeiras a inclusão e a igualdade de oportunidades para pessoas com deficiência.

A jovem paratleta amazonense, Camilli Vitória da Silva, tem superado desafios e conquistado vitórias significativas no cenário esportivo nacional.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Camilli Vitória, portadora de deficiência visual, que começou sua jornada no paratletismo aos 16 anos, sonha em conquistar um mundial.

“O atletismo é muito importante para mim. Através do esporte fiz novas amizades, melhorei meu convívio social e descobri o que é verdadeiramente a inclusão”, disse ela.

Atualmente com 20 anos, a paratleta amazonense que treina na Vila Olímpica de Manaus tem sido destaque representando bem o Amazonas.

Paratleta Camilli Vitória – Foto: Divulgação/ Solange Rocha/Sedel

No ano de 2022, Camilli Vitória conquistou o título de Campeã Brasileira de Paratletismo.

E em maio deste ano, alcançou o primeiro lugar nas provas de 1500 e 400 metros no Meeting Basa de Paratletismo, realizado pela primeira vez em Manaus.

Aricélio Ramos, atleta-guia de Camilli, há dois anos, fala sobre a evolução da paratleta e da importância do esporte.

“Camilli era muito tímida, agora é supercomunicativa. O esporte ajuda na inclusão das pessoas com deficiência e no desenvolvimento pessoal, faz com que o indivíduo acredite em si. Além de desenvolver a autonomia e confiança”, disse.

A mãe de Camilli, Dalzileia Souza, fala com orgulho sobre a jornada da filha no esporte.

“Eu tinha uma certa preocupação, mas Camilli sempre foi incentivada a aprender, ela é muito dedicada, uma menina muito alegre e determinada. Tenho muito orgulho dela, e o sentimento de preocupação que eu tinha antes não tenho mais”, declarou.

Dalzileia Souza, mãe de Camilli – Foto: Divulgação/ Solange Rocha/Sedel

RELACIONADAS

+ Jogos da Juventude: atletas amazonenses estreiam com medalhas de ouro

+ Árbitra do AM é a primeira a ser convocada para Jogos Pan-Americanos

+ Amazonense se destaca no futebol e vai treinar no Corinthians