Ícone do site Portal Norte

França proíbe suas atletas de usarem hijab nas Olimpíadas de 2024

França proíbe suas atletas de usarem hijab nas Olimpíadas de 2024

Ministra do Esporte da França, Amélie Oudéa-Castéra - Foto: Reprodução/X @copaalemdacopa

A ministra do esporte da França, Amélie Oudéa-Castéra, anunciou nesta terça-feira (26) que as atletas e integrantes das comissões técnicas francesas, de origem muçulmana, estão proibidas de usarem o véu islâmico durante as Olimpíadas de 2024.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

A ministra reconheceu que a medida é contraditória à doutrina do COI, que interpreta a vestimenta como aspecto cultural e não religioso.

A lei francesa não proíbe explicitamente o uso do véu nas competições, mas o faz para os representantes públicos, na prática de suas funções.

A fala foi classificada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como “prática discriminatória”.

A Organização reiterou a oposição ao princípio de impor às mulheres o que devem ou não vestir com a reação à proibição das atletas francesas de usarem Hijab nas Olimpíadas.

Marta Hurtado, porta-voz do Gabinete do Alto Comissariado para os Direitos Humanos (ACNUDH), reiterou que não se deve dizer o que uma mulher pode usar ou não.

Marta ainda lembrou que a convenção sobre a eliminação da discriminação contra mulheres exige que todas as partes, a França nesse caso, deve tomar toda e qualquer medida que seja necessária para modificar qualquer modelo social ou cultural baseado na ideia de inferioridade, ou superioridade de um, ou outro sexo.

RELACIONADAS

+ Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 anuncia calendário completo das competições

+ EUA apoiam russos sob bandeira neutra nas Olimpíadas de Paris 2024

Sair da versão mobile