O brasileiro Gabriel Bortoleto, de 18 anos, foi anunciado nesta quinta-feira (5), como o mais novo integrante da academia de jovens pilotos da McLaren, uma das equipes mais consolidadas da Fórmula 1.

A decisão é um passo muito importante para o caminho de Gabriel rumo à Fórmula 1, principal categoria de automobilismo do mundo.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O brasileiro vem da conquista do título da Fórmula 3, uma das categorias de base da F1. O brasileiro foi campeão com folga no campeonato, ainda no mês passado.

Agenciado por Fernando Alonso, através de sua agência de gerenciamento, a A14 Menagement, atualmente piloto da Aston Martin e duas vezes campeão mundial de Fórmula 1, Gabriel é considerado uma das promessas do automobilismo brasileiro.

Fazendo parte da academia de uma equipe como a McLaren, Bortoleto terá acesso a uma estrutura maior que a que tem atualmente, além de fazer treinos no simulador e ter contato direto com os pilotos titulares da equipe, como Lando Norris e Oscar Piastri.

Quem é o novo membro da MCLaren?

Gabriel Bortoleto nasceu em São Paulo, e mora na Itália desde 2017, onde foi morar para poder seguir com o sonho de ser piloto.

O jovem piloto começou no kart aos 6 anos e teve diversas conquistas na modalidade no Brasil, antes de ir para a Europa, com apenas 12 anos.

Gabriel se destacou em competições como o Campeonato Europeu e o Mundial de kart, entre 2017 e 2019.

Em 2020, o brasileiro participou das primeiras competições de monoposto, e terminou a Fórmula 4 italiana em quinto lugar.

Em 2021, ele entrou na Fórmula 3 Europeia, que é uma preparação para a Fórmula 3, que acompanha algumas das corridas de Fórmula 1.

Gabriel conta que sua relação com Alonso vai muito além de agente, o piloto espanhol está presente no seu dia a dia, seja para perguntar como estão as coisas ou mesmo lhe dar dicas de pilotagem.

RELACIONADAS

+ De olho no futuro: McLaren estende contrato de Piastri até 2026

+ McLaren lança novo carro em ano de comemoração dos 60 anos da fundação