O Comitê Olímpico Internacional (COI), aprovou, nesta sexta-feira (13), a inclusão de cinco novas modalidades para os Jogos olímpicos de Los Angeles: beisebol/softbol, críquete, flag footbal, lacrosse e squash.


+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O pedido de inclusão das cinco modalidades foi feito pelo Comitê Organizador Local. Lacrosse e críquete já estiveram na programação de uma Olimpíada, há mais de 100 anos.

Já o Flag Football, que é bem parecido com o Futebol Americano, mas sem contato, nunca esteve no quadro, assim como o squash.

O regulamento dos Jogos Olímpicos permite que o Comitê Organizador Local solicite a inclusão e/ou exclusão de algumas modalidades.

A decisão é debatida por meio da Comissão de do Programa olímpico antes de emitir uma recomendação ao Conselho Executivo da entidade.

Tóquio, por exemplo, escolheu incluir beisebol/softbol, karatê. Skate, surfe e escalada, Paris-2024 adicionou breakdance e manteve skate, surfe e escalada, trio esse que foi incluído de forma oficial no programa a partir de 2028, em razão do sucesso de suas provas no Japão.

Diferente das novas modalidades que já tem um destino certo, o Boxe, que é um esporte tradicional nos Jogos Olímpicos, tem seu futuro ameaçado e não está certo para 2028.

O motivo da dúvida são os últimos escândalos financeiros envolvendo a Federação Internacional. A presença em Los Angeles é incerta.

RELACIONADAS

+ Simone Biles confirma que quer disputar Jogos Olímpicos de Paris 2024

+ Associação Internacional de Surfing divulga critérios de classificação para Jogos Olímpicos de Paris 2024