Seis estudantes amazonenses da rede estadual de ensino conquistaram 15 medalhas na 20ª edição dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que aconteceu em Brasília (DF).

A delegação trouxe para casa sete medalhas de ouro, três de prata e cinco de bronze, nas modalidades xadrez, karatê, judô e atletismo.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O Amazonas, que tinha representantes em todas as categorias, está alcançando cada vez mais visibilidade para o esporte escolar de todo o país.

Suan Bruno, do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa Freire, trouxe um dos ouros para o Amazonas no xadrez.

O jovem é um dos destaques nacionais na modalidade e vencedor do Campeonato Brasileiro de Xadrez, que aconteceu em maio desse ano.

Amazonas conquista medalhas no JEBs, em Brasília
Delegação amazonense para os Jogos Escolares Brasileiros. – Imagem: Divulgação/ Arquivo Pessoal – Francisco Emiliano/ Arquivo Pessoal

Com a vitória, o atleta foi selecionado para competir no Mundial da Juventude de Xadrez, que acontecerá na cidade de Montesilvano, em Pescara, na Itália, de 12 a 25 de novembro.

O Amazonas também conquistou outras três medalhas de ouro com alunos da rede estadual:

– Willians Teles, no xadrez, da Escola Estadual (EE) Jairo da Silva Rocha;

– João Guilherme, no karatê, do Ceti Gilberto Mestrinho;

– Juliany Petosa, atlestimo, do Ceti Maria Izabel Desterro e Silva.

Com a medalha de bronze, Kayane Lucena (destaque do Karatê), do Colégio Militar da Polícia Militar e Sarah Letícia Mesquita (destaque no atletismo), da EE Liberalina Weill, completam o pódio amazonense.

Sobre o JEBs 2023

Os jogos são organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar e visa fomentar a participação dos estudantes-atletas brasileiros da educação básica em atividades desportivas.

Na edição desse ano, todos os 26 estados do país, além do Distrito Federal, tiveram representantes na competição, destinada para estudantes entre 12 e 14 anos.

Com 17 modalidades esportivas em disputa, a competição reúne mais de 6 mil participantes, entre estudantes-atletas e membros das delegações.

O Amazonas viajou para o Distrito Federal com uma delegação composta por 223 alunos, com participação garantida em todas as modalidades. 

RELACIONADAS

+ Estudante do Amazonas conquista o segundo ouro no atletismo nos JEBs, no Rio de Janeiro

+ JEBs 2022: Amazonas conquista 13 medalhas pelo Karatê e Judô no RJ