O Brasil conquistou um total de 40 vagas olímpicas durante sua participação nos Jogos Pan-americanos de Santiago 2023.

Somando essas conquistas às classificações e índices anteriores, o país assegurou um total de 143 vagas garantidas para os Jogos Olímpicos de Paris em 2024.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Preparação para as Olimpíadas 2024

Após encerrar sua participação histórica nos Jogos Pan-americanos com um recorde de medalhas de ouro e um impressionante número total de medalhas.

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) e os principais atletas do país agora tem menos de dez meses de preparação intensa para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

O diretor de Esportes do COB, Ney Wilson, enfatizou a importância do período que se inicia, chamando-o de “período de gestação das próximas medalhas olímpicas”.

Ele reconheceu que o Pan foi uma experiência valiosa, mas ressaltou que as dificuldades em Paris serão maiores devido ao maior número de concorrentes.

“Agora entramos no período de gestação das próximas medalhas olímpicas, já que estamos a cerca de nove meses dos Jogos. O Pan foi uma ótima experiência, mas não revela o que nos espera em Paris, onde as dificuldades serão muito maiores, a começar pelo maior número de concorrentes. Ainda há tempo para evoluir em detalhes e dar o suporte que nossos principais atletas precisam para chegar aos Jogos Olímpicos preparados para o desafio”, disse Ney Wilson.

No entanto, o COB já mapeou e planejou os detalhes necessários, incluindo a base de apoio à delegação e a base da vela em Marselha, entrando agora na fase de operação.

Brasil se destaca em várias modalidade no Pan

As vagas olímpicas conquistadas em Santiago abrangeram várias modalidades, incluindo boxe, handebol feminino, hipismo adestramento, hipismo CCE, pentatlo moderno, tênis, natação, tênis de mesa, vela e tiro com arco.

O desempenho excepcional do Brasil nos Jogos Pan-americanos de Santiago 2023, quebrando marcas e demonstrando um ciclo virtuoso no esporte olímpico brasileiro.

Fortalecendo a confiança de que a delegação nacional terá um desempenho notável nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

O COB destaca a importância de preparar os atletas em todos os aspectos, incluindo ciências do esporte, equipe multidisciplinar e treinamento técnico e esportivo.

Para assim, garantir que eles alcancem os melhores resultados de suas vidas nos Jogos Olímpicos vindouros.

RELACIONADAS

+ Brasil termina Pan de Santiago com recorde de medalhas

+ Pan-Americano: Brasil é ouro no revezamento misto no triatlo

+ Pan: amazonense ganha medalha de prata no lançamento de dardos