Ícone do site Portal Norte

Delegação amazonense embarca para Paralimpíadas Escolares 2023, em SP

Delegação amazonense embarca para as Paralimpíadas Escolares 2023, em SP

João Mateus, representante do Amazonas nas Paralimpíadas Escolares de 2023 - Foto: Divulgação/Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

A delegação amazonense que vai representar o estado na etapa nacional das Paralimpíadas Escolares 2023 começa a embarcar, neste sábado (25), para São Paulo, local da competição.

O Amazonas vai contar com 51 representantes, sendo 31 alunos paratletas da rede estadual, que disputarão em cinco modalidades esportivas.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Este é considerado o maior evento esportivo para crianças, adolescentes e jovens com deficiência, em idade escolar, do mundo.

A competição representa o encerramento de um ciclo de vitórias do paradesporto escolar amazonense.

A trajetória dos paratletas iniciou 2023, com a classificação no Paralimpíadas Escolares do Amazonas (Parajeas).

Com a vitória, eles seguiram para disputas das seletivas em Brasília, onde competiram com outros nove estados.

Os atletas seguem, agora, para a fase final, que vai reunir delegações de todos os estados do país, além do Distrito Federal.

O Amazonas vem de recordes em sua última participação nas Paralimpíadas Escolares 2023, na etapa regional em Brasília.

Com 50 medalhas conquistadas e a quebra de dois recordes escolares, o estado teve seu melhor resultado em todas as participações.

Nesta fase nacional, os paratletas amazonenses disputarão medalhas no atletismo, natação, badminton, tênis de mesa e halterofilismo.

Ajustes para Paralimpíadas

Os sentimentos que antecedem a participação em mais um campeonato nacional seguem aflorados entre os paratletas da delegação amazonense.

Estreante no paradesporto escolar neste ano de 2023, o aluno João Mateus, de 16 anos, da EE Profº Jorge Karam Neto, falou sobre seus objetivos na competição em São Paulo.

“Representar o Amazonas é uma honra muito grande para mim. Estou muito feliz e espero ter mais experiências, mais viagens. Não quero apenas medalhas, não penso só nisso. Penso em vencer, mas também considero a derrota como algo válido, porque é dela que tiramos forças para continuar melhorando, finalizou João, que compete no atletismo, na prova dos 400 metros”, contou.

RELACIONADAS

+ Amazonas FC representa futebol amazonense na Confut Nordeste

+ Estudante amazonense brilha no Campeonato Mundial de Xadrez na Itália

+ Paratletas amazonenses são destaques nos Jogos Parapan-Americanos no Chile

Sair da versão mobile