As semifinais da Copa Africana de Nações e da Copa da Ásia foram definidas. Os confrontos das quartas de final das principais competições dos continentes terminaram neste sábado (3).
No continente africano, os jogos da 3ª fase foram emocionantes. A Nigéria eliminou a Angola por 1 a 0, com gol marcado por Ademola Lookman e enfrentará a seleção da África do Sul, que eliminou Cabo Verde nos pênaltis após o empate por 0 a 0 no tempo regulamentar.
Do outro lado da chave, a República Democrática do Congo bateu a Guiné de virada pelo placar de 3 a 1. Os gols foram anotados por Mbemba, Wissa e Masuaku. Baygo marcou pela Guiné.
A seleção do Congo enfrentará a Costa do Marfim, que eliminou Mali após vencer na prorrogação com gol marcado nos últimos instantes da partida. Omar Diakité, vindo do banco, anotou o gol decisivo.
Na Ásia, dois jogos tiveram gols nos minutos finais que foram determinantes para os resultados das partidas.
A Coreia do Sul eliminou a Austrália na prorrogação com participação decisiva de Son Heug-Min, atacante do Tottenham.
O sul-coreano sofreu um pênalti no último minuto do tempo regulamentar quando sua seleção perdia por 1 a 0.
Hee-Chan Hwang convertou a cobrança e levou o jogo para o tempo extra. Depois, Son virou a partida e colocou sua seleção na semifinal contra a Jordânia, que eliminou o Tajiquistão pelo placar de 1 a 0.
O Irã derrotou o Japão de virada pelo placar de 2 a 1. Jahanbakhsh marcou de pênalti no último minuto da partida e deu a vitória para os iranianos, que irão enfrentar o Catar, sede da última Copa do Mundo, em 2022. Os cataris eliminaram o Uzbequistão nos pênaltis, após empate por 1 a 1 no tempo normal.
Datas dos confrontos
Na África, os jogos das semifinais entre Nigéria e África do Sul e entre República Democrática do Congo e Costa do Marfim acontecem na próxima quarta (7). A final será no próximo domingo (11).
Já os jogos da Copa da Ásia ocorrem na terça (6), entre Jordânia e Coreia do Sul e na quarta (7) entre Irã e Catar. A final será no próximo sábado (10).