No último domingo (18), o Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci) celebrou seu segundo aniversário desde sua fundação.

Inaugurado em 2022, o Pelci desempenha um papel fundamental na promoção de atletas desde a base até o alto rendimento em todo o estado, abrangendo mais de 15 modalidades esportivas em sete polos.

Inicialmente concebido para atender 5 mil atletas, o Pelci expandiu seus horizontes, agora englobando mais de 15 mil jovens e crianças em modalidades como futebol, handebol, basquete, vôlei, jiu-jitsu, atletismo, wrestling, futsal, entre outras.,

Alunos de futevôlei – Foto: Divulgação/Sedel

O programa está presente em sete polos nas cidades de Manaus, Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, Humaitá, Codajás, Envira e Fonte Boa.

Além disso, projetos como Futevôlei nos Bairros, Formandos Campeões, Escolhinha nos Bairros e Campeões da Vila estão integrados ao Pelci.

Em 2023, o Pelci expandiu suas atividades esportivas para os estádios da capital amazonense, beneficiando comunitários de diversas zonas de Manaus nos estádios Carlos Zamith, Ismael Benigno e Oswaldo Frota.

Destaca-se também a participação feminina no Pelci, com mais de 1.100 atletas mulheres inscritas em aulas de futebol de campo e futsal.

Talentos como Tayná Santos, de São Gabriel da Cachoeira, encontraram no Pelci uma oportunidade para seguir suas carreiras profissionais no futebol, evidenciando o papel inclusivo e transformador do programa.

Atleta Tayná dos Santos – Foto: Divulgação/Sedel

“O Pelci entrou na vida como ponte para acreditar que eu podia realizar meu sonho, e começar a escrever minha história como jogadora de futebol profissional”, disse Tayná Santos.