A ação “Tatame da Vida” que aconteceu neste domingo (17) no Parque dos Povos Indígenas, reuniu cerca de 50 jovens interessados na prática de artes marciais como Jiu-jitsu, judô e taekwondo.
O objetivo do movimento vai além de apenas promover a cultura das artes marciais.
Ele visa conscientizar sobre os benefícios físicos e mentais dessas práticas, além de inspirar os participantes a superarem desafios pessoais através dos ensinamentos cristãos.
Durante a tarde, os participantes puderam contar com a orientação do Pastor Carlos Silva, responsável pelo Projeto Esportes da Igreja Universal do Reino de Deus no Tocantins.
Para o Pastor Carlos, as atividades no tatame não apenas proporcionam aulas práticas, mas também incentivam o cuidado com a saúde física e espiritual dos jovens presentes, combatendo sentimentos de incapacidade e complexos.
“Nossa vida é igual ao tatame, no tatame a gente treina, a gente luta, ensina o aluno a se autodefender, caso um dia precisar de ver algum adversário se defender, enfim. E na vida também, nossa vida é uma luta, é uma luta para trabalhar, para estudar, para viver, e nós temos que ser lutadores também na vida, que o dia que ele enfrentar um momento difícil, ele não vai pensar em desistir, mas ele já vai ter aprendido a como lutar, a não se entregar, a não deixar os pensamentos ruins dentro da cabeça. Então, o Tatame da Vida é uma aula de artes marciais ao ar livre, mas antes tem ali uma palestra que ajuda o jovem também a viver, não só lutar no tatame, mas na vida”, pontua o pastor.
O que é o “Tatame da Vida”?
A Força Jovem Universal (FJU), que é o grupo de jovens da Igreja Universal do Reino de Deus, iniciou em 2022 ações do Projeto Esporte em praças públicas.
Uma delas é chamada de “Tatame da Vida”, em que integrantes do grupo apresentam as artes marciais que o projeto oferece gratuitamente: capoeira, jiu-jitsu, muay thai, taekwondo, entre outras.
Os locais escolhidos são praças, parques e espaços de grande movimentação.