Neste sábado, 18, Roraima está no centro das atenções do esporte paralímpico brasileiro. Pela primeira vez, o estado sedia uma edição do Meeting Paralímpico Loterias Caixa.
A competição reúne atletas com deficiência organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). As inscrições dos atletas encerraram em março deste ano.
O evento é realizado ao longo do ano em diversas cidades do Brasil, e em Boa Vista, ocorre na Vila Olímpica, neste sábado, 18.
Portanto, são ofertadas as modalidades: Atletismo, Natação, Bocha, Halterofilismo e Tiro com Arco.
Neste sentido, participam atletas com deficiência física, visual e intelectual a partir dos 07 anos.
Para o coordenador do Centro de Referência Paralímpico de Roraima (CRP-RR/UERR), Vinícius Denardin, a participação de Boa Vista no esporte paralímpico representa um marco para o esporte paralímpico roraimense.
“Pela primeira vez teremos uma competição oficial do CPB em Boa Vista, isso demonstra que todo trabalho que vem sendo realizado pelo Centro Paralímpico e outros clubes esportivos, tem gerado resultados positivos quanto aos incentivos aos atletas do nosso estado”, salienta.
Dessa forma, a expectativa é que 80 atletas com deficiência participem do Meeting Paralímpico em Boa Vista.
A iniciativa do CPB tem o objetivo de desenvolver a prática esportiva para pessoas com deficiência em todas as regiões do país.
Para isso, a atividade proporciona oportunidades que contribuem para o desenvolvimento dos atletas de elite e jovens promessas do paradesporto em todo o Brasil.
O Meeting Paralímpico vai reunir as seguintes competições
- Paralimpíadas Escolares/ Etapa Regional – Atletismo, Natação e Bocha Paralímpica (público-alvo: crianças e adolescentes dos 11 aos 17 anos);
- Intercentros – Atletismo e Natação (público-alvo: crianças e adolescentes dos 07 aos 10 anos);
- Meeting Paralímpico/ Etapa Regional – Atletismo, Natação e Halterofilismo (público-alvo: idade livre);
- Paralimpíadas Militares – Tiro com Arco (público-alvo: idade livre);
- Paralimpíadas Universitárias/ Etapa Regional – Atletismo, Natação e Bocha Paralímpica (público-alvo: idade livre);
Fonte: Universidade Estadual de Roraima