Os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 começam nesta quarta-feira (28), com a cerimônia de abertura na Champs-Élysées e na Place de la Concorde. Na quinta-feira (29), os atletas brasileiros já disputarão suas primeiras medalhas, com 14 finalistas em potencial.

A natação é a modalidade com mais chances de pódio para o Brasil, com 12 nadadores competindo. Entre eles estão Gabriel Araújo, de 22 anos, que disputará os 100m costas na classe S2 (limitações físico-motoras) e Carol Santiago, de 38 anos, que competirá nos 100m borboleta na classe S12 (baixa visão).

Gabriel foi escolhido como porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura, junto com Beth Gomes, do atletismo.

José Ronaldo, da classe S1 (limitações físico-motoras), é o único brasileiro que competirá em uma final direta nesta quinta-feira, nos 100m costas. Além dos nadadores, o ciclista Carlos Alberto Soares, da classe C1 (bicicletas convencionais), também tentará uma medalha na prova de perseguição 3000m.

No taekwondo, Maria Eduarda Stumpf, até 52 kg, é outra brasileira com chance de chegar à final. Outras modalidades, como badminton, vôlei sentado, tiro com arco, bocha, tênis de mesa e goalball, também contarão com brasileiros competindo, mas sem disputa de medalhas neste dia.

Portal Norte, a sua referência em notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas e confiáveis para você.