Andrew Vitor foi recentemente convocado para a Seleção Brasileira de Futebol Social. O jovem de 20 anos é morador do bairro Redenção e integrante do Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci).

Ele representará o Brasil na Homeless World Cup 2024, que acontecerá de 21 a 28 de setembro na Coreia do Sul.

O torneio reúne seleções de futebol de diversos países, com o objetivo de promover a inclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade que participam de programas sociais.

O secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Jorge Oliveira, destacou que o Pelci cumpriu seu objetivo.

“Cada conquista, como a de Andrew Vitor, é um reflexo claro do trabalho sério e comprometido que o Governo do Amazonas vem realizando. Estamos, assim, apoiando nossos jovens para que alcancem novos patamares no esporte”, afirmou Oliveira.

“Sempre sonhei em ser jogador de futebol”, diz Andrew

O atleta, que treina regularmente no Pelci no bairro da Redenção, foi um dos oito jogadores selecionados em todo o Brasil para integrar a seleção. Ele se destacou após um campeonato realizado no estádio da Colina.

A competição, que funciova como uma seletiva, permitiu que o amazonense brilhasse entre seus colegas, garantindo, portanto, sua vaga na seleção.

“Desde criança, sempre sonhei em ser jogador de futebol e jogar fora do Brasil. Eu treinava, jogava bola e me divertia, sem esperar por essa oportunidade. Quando, enfim, recebi a ligação do professor dizendo que eu ia viajar para a Coreia, foi uma enorme satisfação. Tenho um prazer imenso em jogar e treinar no Pelci, onde aprendo muitas coisas”, contou Andrew, emocionado.

O Pelci, que já alcançou mais de 15 mil atletas, possui atualmente mais de 60 núcleos na capital amazonense.

O núcleo de Redenção, que foi implementado em novembro de 2023, reacendeu os sonhos de muitos jovens de se tornarem jogadores de futebol profissional, assim como o de Andrew.

“A maioria dos meninos do bairro sonha em ser jogador de futebol, e ninguém esperava uma oportunidade como essa, de viajar para fora através do Pelci da Redenção. Quando, finalmente, eles viram isso acontecer, inspirou muitos deles, porque, se eu consegui, eles também podem”, completou Andrew, incentivando outros jovens a seguirem seus sonhos.

O que é a Homeless World Cup?

A Homeless World Cup é uma competição anual que, em 2024, chega à sua 19ª edição, sendo realizada pela primeira vez na Ásia desde sua criação em 2003.

Com 64 equipes participantes, sendo 44 seleções masculinas e 20 femininas, o torneio foca em pessoas envolvidas em projetos sociais, movimentos comunitários, residentes de periferias, favelas ou em situação de rua.

Portal Norte conecta você às notícias mais recentes do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Conteúdo confiável e em tempo real.