A delegação brasileira fechou o segundo dia de competição das Paralimpíadas 2024 com 6 medalhas para o país.

Nesta sexta-feira (30), o Brasil conquistou 4 medalhas de ouro e 5 de bronze. Júlio César Agripino foi o primeiro atleta do dia a garantir o pódio, em primeiro lugar. Ele levou sua primeira medalha olímpica e quebrou o recorde mundial na prova de 500m do atletismo da classe T11.

Além do velocista, a modalidade teve mais três títulos, enquanto tênis de mesa e natação obtiveram 1 título cada. Veja quem são os medalhistas:

Atletismo

Após Júlio César conquistar o ouro, na mesma prova o atleta Yeltsen Jacques correu para o bronze nos 5000m da classe T11. Ele competiu com um tempo de 14min52s61. Coincidentemente, Yeltsen tinha o recorde mundial que foi superado por Júlio durante a prova.

Júlio César e Yeltsen Jacques fizeram dobradinha no pódio do atletismo nas Paralimpíadas 2024. Foto: CPB

E então, o segundo ouro do dia foi com o agora tricampeão paralímpico Petrúcio Ferreira nos 100m na classe T47. Em uma prova de recuperação na tarde desta sexta-feira (30), no Estádio Olímpico de Paris, Petrúcio conquistou o ouro com o tempo de 10s68, melhor marca dele na temporada.

Petrúcio Ferreira comemorando o seu terceiro ouro nas Paralimpíadas 2024. Foto: CPB

Por fim, a última medalha dourada para o Brasil do dia foi com o velocista Ricardo Mendonça. Ele venceu os 100m da classe T37 com o tempo de 11s07, sua melhor marca pessoal.

Tênis de mesa

Entretanto, não foi só no atletismo que o Brasil garantiu medalhas. A dupla do tênis de mesa Catia Oliveira e Joyce Quinzote levou bronze na classe WD5. Essa foi a primeira vez que brasileiros chegaram ao pódio na modalidade.

Contudo, no tênis de mesa não tem disputa pelo terceiro lugar. Logo, Cátia e Joyce perderam para as sul-coreanas nas semifinais e ficaram com o terceiro lugar. Elas foram derrotadas por 3 sets a 0, com parciais de 11/6, 11/9 e 13/11.

Natação

No primeiro dia de competição das Paralimpíadas 2024, a natação obteve três medalhas: ouro, prata e bronze.

Portanto, hoje o brasileiro Talisson Glock garantiu mais uma pra modalidade. Ele conquistou o bronze na disputa dos 200m medley S6. Ele terminou a prova com o tempo de 2min39s30.

Durante a tarde, a equipe mista de revezament 4x50m livre de 20 pontos levou o bronze nesta tarde.

Daniel Mendes, Lídia Cruz, Patricia Pereira dos Santos e Talisson Glock compuseram o time que subiu no pódio. Juntos, eles finalizaram a prova com o tempo de 2min20s91.

Taekwondo

Nesta modalidade, quem garantiu o ouro foi a Ana Carolina Moura. De forma histórica, ela conquistou a primeira medalha de ouro do taekwondo feminino brasileiro em Jogos Olímpicos.

Ela se consagrou campeã na categoria até 65kg da classe K44 nas Paralimpíadas de Paris 2024.

Por fim, para fechar o dia, Silvia Fernandes conquistou a medalha de bronze. A brasileira venceu a atleta do Cazaquistão por 28 a 3. Sua vitória foi na categoria até 57kg da classe K44.

Qual a posição do Brasil no quadro de medalhas das Paralimpíadas 2024?

Portanto, depois de tantas vitórias nesta sexta, o Brasil chegou ao terceiro lugar no quadro de medalhas das Paralimpíadas 2024 neste segundo dia de competição. Confira:

O Portal Norte é sua fonte de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas diariamente.