Ícone do site Portal Norte

Paralimpíadas 2024: Gabriel Araújo passa em 1º e quebra recorde na natação

paralimpíadas 2024 natação-capa

O nadador também quebrou o recorde das Américas, marca que já era sua - Foto: Reprodução/Redes sociais.

Gabriel Araújo garantiu, neste sábado (31), mais uma vez seu lugar na final das Paralimpíadas de Paris 2024 ao vencer a prova dos 50 metros (m) costas S2 na natação, com o tempo de 53s67. Além disso, o nadador também quebrou o recorde das Américas, marca que já era sua.

Em contrapartida, outros brasileiros também avançaram para suas respectivas finais:

Gabriel Araújo volta às piscinas às 14h30, onde disputará o pódio da categoria contra Vladimir Danilenko (Rússia), Alberto Abarza (Chile), Jacek Czech (Polônia), Cristopher Gregório Tronco (México), Roman Bondarenko (Ucrânia), Rodrigo Santillan (Peru) e Jesus Rey López (México).

Por fim, na última sexta-feira (30), o Brasil encerrou o segundo dia de competições com a conquista de mais 9 medalhas.

100 M COSTAS S12 – Feminino

Na prova dos 100 metros costas feminino, categoria S12, destinada a atletas com deficiência visual, o Brasil se destacou nos extremos da classificação.

Maria Carolina Santiago liderou a segunda bateria com o tempo de 1m09s60 e assegurou o primeiro lugar geral. Por outro lado, Raquel Viel, que também competiu nessa bateria, terminou na 10ª posição e não conseguiu avançar para a final.

Carolina Santiago está em busca de superar o desempenho que lhe rendeu a medalha de bronze nos Jogos de Tóquio 2020. Na competição, a nadadora completou a prova em 1m09s18, um tempo apenas ligeiramente inferior ao que alcançou nas classificatórias em Paris.

A final da prova ocorrerá ainda neste sábado, às 12h37, com a participação de Carolina Santiago e das atletas:

50 M LIVRE S11 da natação nas Paralimpíadas 2024 – Masculino

Os nadadores brasileiros Wendell Belarmino e Matheus Souza, que competem na categoria S11 da natação das Paralimpíadas 2024 para deficientes visuais, avançaram para a final dos 50 m Livre após suas performances na manhã deste sábado (31).

Belarmino obteve o 2º lugar com o tempo de 26s76, enquanto Souza ficou em 3º com 26s91.

A final será realizada às 15h35 deste sábado, e os atletas enfrentarão os seguintes concorrentes:

100 M COSTAS S12 – Masculino

Na fase de qualificação para os 100m costas S12, Douglas Matera foi o único representante brasileiro e garantiu sua vaga na final com uma performance sólida.

Inicialmente, o nadador carioca terminou em 3º lugar na primeira bateria, com o tempo de 1m04s19. Como resultado, assegurou a 6ª posição geral no ranking.

Por conseguinte, a final, marcada para este sábado às 12h30, contará com a participação de Stephen Clegg (Grã-Bretanha), Raman Salei (Azerbaijão), Yaroslav Denysenko (Ucrânia), Dzmitry Salei (Bielorrússia), Maksim Vashkevich (Bielorrússia), Maulana Yavianda (Indonésia) e Alex Villarejo (Espanha).

200 M LIVRE S14 da natação nas Paralimpíadas 2024 – Masculino

Na prova de 200 metros livre, destinada a nadadores com deficiência intelectual, Gabriel Bandeira não conseguiu igualar o desempenho dos Jogos de Tóquio.

Embora tenha se esforçado bastante, o atleta brasileiro finalizou em 5º lugar em sua bateria e 9º na classificação geral, com um tempo de 1m59s65. Apesar disso, não avançou para a final; no entanto, Bandeira está na lista de reservas caso algum dos finalistas se ausente.

Ademais, a final, marcada para às 12h44 deste sábado, contará com Nicholas Bennett (Canadá), William Ellard (Grã-Bretanha), Jack Ireland (Austrália), Juan Esteban Garcia (Colômbia), Tsun Cheung (Hong Kong), Dmytro Vanzenko (Ucrânia), Alexander Hillhouse (Dinamarca) e Wai Tang (Hong Kong).

O Portal Norte é sua fonte de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas diariamente.

Sair da versão mobile