Ícone do site Portal Norte

Paralimpíadas 2024: Claudiney Santos conquista o tri e bate recorde no disco

paralimpíadas 2024 disco-capa

Claudiney Batista tomou a liderança já na primeira tentativa, registrando 44,74 metros - Foto: Ezra Shaw/Getty Images.

O bicampeão e recordista mundial, Claudiney Batista dos Santos, estabeleceu novos recordes paralímpicos e, nesta segunda-feira (2), assegurou mais uma medalha de ouro no lançamento de disco nas Paralimpíadas de Paris 2024.

“É um mix de emoções. Feliz com esse tricampeonato, é muito treino, muito foco, muita determinação, treinei bastante nessa aclimatação. Estava com uma dor na coluna, fiquei apreensivo, mas deu tudo certo”, destacou o atleta.

Além disso, ainda nesta manhã, o time brasileiro de vôlei sentado feminino venceu a Eslovênia e garantiu uma vaga nas semifinais.

Como foi a competição?

Na final do lançamento de disco F56 das Paralimpíadas 2024, o eslovaco Dusan Lackzo iniciou as competições com um lançamento de 41,20 metros, sua melhor marca.

Claudiney Batista tomou a liderança já na primeira tentativa, registrando 44,74 metros. Posteriormente, ele ampliou sua marca para 46,45 metros. Dessa forma, o atleta quebrou o recorde paralímpico anterior de 45,59 metros, estabelecido em Tóquio 2020.

Na quinta tentativa, o brasileiro se superou novamente ao atingir 46,86 metros. Claudiney estabeleceu um novo recorde paralímpico e ficou a 51 centímetros de seu próprio recorde mundial.

Após a conclusão de suas seis tentativas, Claudiney aguardou a participação dos outros competidores. O indiano Yogesh Kathuniya alcançou 42,22 metros. O grego Konstantinos Tzounis obteve 41,32 metros e conquistou a medalha de bronze.

O sérvio Nebojsa Duric, último competidor, não participou. Assim, Claudiney garantiu a medalha de ouro com uma ampla vantagem.

Claudiney Santos

Com três títulos mundiais no arremesso de disco F56, Claudiney, de 45 anos, se destaca como um dos principais atletas da modalidade.

Além de suas vitórias em campeonatos mundiais, ele conquistou o ouro nos Jogos Paralímpicos do Rio e de Tóquio e ganhou a medalha de prata no lançamento de dardo F47/58 nos Jogos de Londres 2012.

Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.

Sair da versão mobile