Ícone do site Portal Norte

Paralimpíadas 2024: Brasil é prata no lançamento de dardo; confira

paralimpíadas 2024 lançamento de dardo-capa

Em Tóquio 2020, a atleta também obteve o segundo lugar, com um lançamento de 24,39m - Foto: Alessandra Cabral/CPB.

Raíssa Machado brilhou na manhã desta terça-feira (3) ao conquistar a medalha de prata no lançamento de dardo da classe F56 nas Paralimpíadas de Paris 2024. No ciclo anterior, em Tóquio 2021, a atleta também havia alcançado o segundo lugar no pódio.

A recordista mundial da classe F55 e bicampeã paralímpica, Diana Krumina, garantiu a medalha de ouro. A medalha de bronze foi para a chinesa Sitong Lin.

Machado garantiu sua medalha com um lançamento de 23,51m, realizado na primeira tentativa de sua série. Aos 28 anos, ela é a atual campeã dos Jogos Parapan-Americanos e do Campeonato Mundial da modalidade.

“Estou muito feliz, muito feliz por essa medalha. Independente da cor, estou levando um pouco para o Brasil. E não queria ficar em terceiro, esse era o foco, mas também queria ficar muito em primeiro. Não veio, por várias circunstâncias. Mas eu acho que é assim, quando a gente entra para competir, 50% de chance para perder e 50% para ganhar. E, graças a Deus, eu me mantive entre as três melhores do mundo. Então eu estou muito feliz e muito grata a Deus por isso”, expressou Raíssa.

O atletismo brasileiro já somou 19 medalhas nas Paralimpíadas de Paris 2024, com sete de ouro, quatro de prata e oito de bronze.

A modalidade se destaca como a mais bem-sucedida para o Brasil na história dos Jogos Paralímpicos. Nesta terça-feira (3), Yeltsin Jacques se tornou bicampeão e bateu recorde mundial nos 1.500m T11.

Conquistas de Raíssa Machado

A brasileira Raíssa Machado conquistou a medalha de prata no lançamento de dardo das Paralimpíadas de 2024 e marcou sua segunda medalha em Jogos Paralímpicos. Em Tóquio 2020, ela também obteve o segundo lugar, com um lançamento de 24,39m.

A atleta tem uma carreira repleta de conquistas no lançamento de dardo. Ela foi campeã mundial em 2024, conquistou o ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, e a prata no Mundial de Paris 2023.

Outros destaques incluem o bronze no Mundial de Dubai 2019, o ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019 e a prata no Mundial de Doha 2015.

Seu ponto de acesso para notícias no Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e
Rondônia é o Portal Norte. Informações atualizadas e de confiança.

Sair da versão mobile