O brasileiro Bartolomeu Chaves, conhecido como ‘Passarinho’, conquistou, nesta quarta-feira (4), a medalha de prata nos 400m T37, categoria de atletismo para pessoas com paralisia cerebral, durante as Paralimpíadas de Paris 2024.

“Dei tudo o que eu tinha. Me joguei e deu certo. Conquistei minha primeira medalha e melhorei minha marca. Estou muito feliz; essa medalha significa muito para mim. Achei que nem ia conseguir medalhar, porque cheguei à aclimatação em Troyes com o joelho inflamado e treinei apenas quatro dias lá. No entanto, o CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) cuidou muito bem de mim. Fiz o impossível. Ainda estou sem acreditar”, destacou.

Ademais, na última terça-feira (3), o Brasil obteve 10 medalhas nos Jogos Paralímpicos. Entre os destaques está Yeltsin Jacques, que ganhou a medalha de ouro nos 1500m – T11 e estabeleceu um novo recorde mundial.

Como foi a competição?

O brasileiro iniciou a prova com grande vantagem, mas viu o recordista mundial Andrei Vdovin superar todos na reta final, conquistando o bicampeonato paralímpico com o tempo de 50s27.

Passarinho, com sua melhor marca pessoal de 50s39, garantiu a medalha de prata. O tunisiano Amen Allah Tissaoui terminou a competição com um forte desempenho nos metros finais e assegurou o bronze com 50s50.

Quem é Bartolomeu Chaves, o “Passarinho”?

Bartolomeu Chaves é um atleta paralímpico brasileiro que tem se destacado no atletismo. Diagnosticado com deficiência intelectual ainda na escola, ele iniciou sua carreira na classe T20, mas, devido a dores durante os treinos, foi reclassificado para a classe T37, destinada a atletas com paralisia cerebral.

O atleta se estabeleceu na nova categoria e garantiu o título de campeão dos 400m no Mundial de Kobe deste ano, bem como a medalha de bronze no campeonato do ano passado.

A vitória nos 400m T37 do atletismo foi a primeira medalha de Chaves nas Paralimpíadas 2024. Aos 23 anos, ele é o atual campeão mundial da categoria e se prepara para as eliminatórias dos 200m T37 na sexta-feira (6), sua última competição nesta edição dos Jogos.

Seu ponto de acesso para notícias no Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e
Rondônia é o Portal Norte. Informações atualizadas e de confiança.