Nesta sexta-feira (6), a atleta amazonense, Maria de Fátima, conquistou a medalha de bronze no halterofilismo nas Paralimpíadas 2024.
Maria competiu na categoria feminina até 67kg na modalidade, com oito atletas. Em sua primeira repetição, ela levantou 126kg e chegou no quinto lugar.
Na segunda bateria, a amazonense aumentou a carga e levantou 131kg, e com isso, ela subiu para a quarta colocação.
Por fim, na última série, a atleta conseguiu alcançar a marca de 133kg levantados, superando a nigeriana, Lucy Ejike, que estava no terceiro lugar. Brigando pelo pódio, a sua concorrente não conseguiu levantar um peso maior e Fátima levou o bronze.
Além disso, o resultado garantiu à Maria o recorde das Américas. A melhor marca continental anterior era da mexicana Amalia Perez Vazques, que suportou 132kg em junho deste ano, em etapa da Copa do Mundo na Geórgia.
Wilson Lima parabeniza amazonense pelo bronze nas Paralimpíadas 2024
Em suas redes sociais, o governador do estado do Amazonas, Wilson Lima, parabeniza a atleta que tem o apoio do governo por meio da Bolsa Esporte Estadual e do Amazonas nas Paralimpíadas de Paris 2024.
“A atleta conquistou a medalha no halterofilismo e garantiu o pódio levantando 133 quilos. Parabéns, Maria de Fátima! Temos muito orgulho de você. Isso reforça nosso compromisso em investir, cada vez mais, no esporte, desde a base até o alto rendimento”, declarou.
Maria de Fátima é estreante nas Paralimpíadas. Ela tem má-formação congênita nas pernas, e conheceu o halterofilismo em 2017, esporte do qual passou a se dedicar em 2019. Ademais, foi medalhista de prata no Mundial de halterofilismo de Dubai em 2023 na disputa por equipes femininas.
O Portal Norte é sua fonte de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas diariamente.