O atleta paralímpico escolar, Pietro Cabral, recebeu uma carreata em homenagem às suas conquistas em Barrolândia. A carreata foi uma iniciativa da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), local onde Pietro estuda.
O atleta de 11 anos nasceu com paralisia cerebral e representou o Tocantins nas Paralimpíadas Escolares de 2024, em São Paulo (SP). Durante a competição ele ganhou uma medalha de prata no lançamento de pelotas e duas de bronze, no atletismo.
Conquistas e homenagem
Além de representar muito bem o Tocantins em competições estaduais, Pietro Cabral também teve um desempenho excepcional durante os Jogos Estudantis do Tocantins e Parajets deste ano. O evento, que aconteceu em Palmas, proporcionou ao atleta três medalhas de ouro nas categorias lançamento de pelota e atletismo.
A homenagem realizada pela Apae foi, na verdade, ideia do próprio Pietro. O garoto sonhava com uma carreata em homenagem às conquistas que trouxe para o Tocantins. A emoção do atleta durante a homenagem contagiou todos que viram os vídeos na internet.
História de determinação
Pietro Cabral nasceu na cidade de Formoso do Araguaia, com paralisia cerebral, devido a complicações durante o parto. Durante a cesariana, a mãe de Pietro, Miriam Rocha Cabral, teve uma queda na pressão arterial, o que resultou no nascimento do atleta com limitações no sistema motor e na fala.
A paralisia cerebral foi confirmada apenas três meses após seu nascimento, e o garoto passou 18 dias internado após o parto.
Após se mudar para Barrolândia, Pietro Cabral ingressou na Apae, onde descobriu seu amor pelo esporte e teve grandes avanços na fala e movimentos motores.
As participações de Pietro nos jogos Parajets e Paralimpíadas Escolares 2024 geraram, até o momento, diversas medalhas para o atleta e para o Tocantins, como as três medalhas de ouro nas disputas estaduais e uma de prata e duas de bronze em competições nacionais.