O Botafogo perdeu por 3 a 0 para o Pachuca (MEX), nesta quarta-feira (11), e é o quinto time brasileiro eliminado do Mundial de Clubes antes da final.
O marroquino Idrissi, o colombiano Deossa e o venezuelano Rondón marcaram os gols do time do México, todos no segundo tempo da partida.
Campeão da Libertadores e do Brasileirão, o Glorioso confirmou o título nacional no último domingo (8) e logo depois embarcou para disputar o Mundial de Clubes, no Catar.
Eliminado antes da final do Mundial de Clubes
Com a derrota, o Botafogo tornou-se o quinto brasileiro a ser eliminado antes da final do Mundial de Clubes. Só nos últimos quatro anos, o Brasil teve duas derrotas na fase preliminar do torneio.
Em 2010, o Internacional protagonizou a primeira derrota antes da final. Na ocasião, o Mazembe, do Congo, venceu por 2 a 0.
Já em 2013, o Atlético Mineiro de Ronaldinho Gaúcho e companhia caiu para o Raja Casablanca, do Marrocos. O jogo terminou em 3 a 1,
No ano de 2020 o clube da vez foi o Palmeiras, após derrota por 1 a 0 para o Tigres (MEX). Em 2023, o Flamengo perdeu para o Al-Hilal por 3 a 2 e deu adeus precocemente ao Mundial.