Ícone do site Portal Norte

Nathália Faria, atleta amazonense, conquista título no Campeonato Brasileiro de Karatê Sênior 2024

Nathália Faria, atleta amazonense. - Foto: Reprodução/ Redes Sociais.

Nathália Faria, uma talentosa atleta amazonense, conquistou recentemente o título de campeã no Campeonato Brasileiro de Karatê Sênior 2024, na categoria até 61 quilos. Com apenas 20 anos, Nathália já é faixa preta do 1° Dan e representa a Seleção Brasileira com grande destaque.

A competição aconteceu no Distrito Federal. Com técnica, garra e muita dedicação, Nathália superou adversárias de alto nível, consolidando-se como uma das principais representantes do karatê no Amazonas.

Em entrevista ao Portal Norte, Nathália destaca a importância dessa conquista, pois marca seu primeiro ano exclusivamente na categoria sênior, superando limites e obtendo reconhecimento no ranking nacional.

Eu enfrentei atletas que eu havia perdido antes, que são top 1 no ranking nacional, que tem muitos pontos no ranking internacional, com muitos títulos, um currículo bem extenso e que eram as favoritas, então isso foi uma superação muito grande pra mim. Então essa conquista foi muito importante pra mim, tanto na parte do ranking nacional, mas também na parte pessoal da minha confiança e segurança pra competir e me sentir muito bem lutando.“, destaca a atleta.

Trajetória no Karatê

A jovem começou sua trajetória no karatê aos sete anos de idade, incentivada pelo pai e treinando no Clube Militar de Manaus, onde continua até hoje. No início, o esporte era visto como uma forma de defesa pessoal, mas com o tempo se transformou em paixão e dedicação.

Ao longo de sua carreira, Nathália enfrentou inúmeros desafios, como a busca constante por apoio financeiro e patrocínio. Durante muitos anos, ela e seu irmão enfrentaram a dificuldade de custear suas participações em competições, com grande parte dos custos vindo do próprio bolso.

“Uma dificuldade aqui também é a valorização dos atletas, que eles não encaram muito como um profissional e a falta de oportunidade. Porque é muito difícil para se locomover daqui, a dificuldade logística, já que aqui é um pouco mais afastado das grandes regiões onde ocorrem as competições, é sempre um curso muito grande para a gente competir.”

Desde 2021, a amazonense recebe ajuda do Governo do Amazonas, por meio de iniciativas como o Bolsa Esporte Estadual e o Voo Campeão.

Obstáculos e conquistas

A atleta amazonense é pentacampeã brasileira, bicampeã sul-americana e pan-americana, além de ter conquistado a terceira colocação no World Combat Games e várias medalhas em competições internacionais e nacionais.

“Eu cheguei muito bem, então estou feliz por isso e ansiosa para o que tem pela frente nos próximos anos da categoria.”, finaliza Nathália Faria.

Mesmo com a falta de apoio financeiro e a limitação logística enfrentada por atletas do Amazonas, Nathália perseverou e conquistou títulos expressivos.

Sair da versão mobile